Encontro

Noite das ideias tem programação cultural de mais de 100 países

Organizada pela Embaixada da França, a Noite das ideias reúne convidados de mais de 100 países para pensar sobre a maneira como a humanidade vive

Correio Braziliense
postado em 27/01/2021 15:23 / atualizado em 27/01/2021 15:27
Painel de Gurulino é tema de debate no evento -  (crédito: Gurulino/Divulgação)
Painel de Gurulino é tema de debate no evento - (crédito: Gurulino/Divulgação)

Uma programação com mais de 200 eventos realizados em 103 países é a proposta da Noite das ideias, que ocorre nesta quinta-feira (28/1). Organizada pela Embaixada da França em parceria com o Institut Français de Paris e a rede das Alianças Francesas no Brasil, o encontro terá como tema Mais próximos e vai reunir participantes de Brasília, Porto Alegre e Belém, entre as 19h e as 23h, para refletir sobre a maneira como os indivíduos se aproximam dos outros, sobre inclusão e sobre o futuro após os isolamentos forçados da pandemia. Além das capitais brasileiras, participam convidados de outros países em uma programação que vai durar 24 horas. 

No Brasil, a programação on-line terá participação de artistas, intelectuais, escritores, fotógrafos, pesquisadores, profissionais de saúde e da gastronomia que fazem debates e palestras em transmissão simultânea. As identidades pan-amazônicas serão o tema do debate em Belém, que poderá ser acompanhado simultaneamente pela Guiana Francesa. Em Porto Alegre, os convidados debatem sobre as culturas transfronteiriças e o mundo digital em encontros virtuais transmitidos também no Uruguai. Arquitetura e urbanismo serão os temas de Brasília e o encontro poderá ser acompanhado pela França Metropolitana.

Música, teatro e artes plásticas também fazem parte das apresentações, que podem ser acompanhadas gratuitamente, on-line. Os links da programação estão disponíveis na página do evento no Facebook (www.debatesideias.com.br). A programação de outros países também estará disponível em streaming entre as 5h desta quinta (28/1) e as 5h de sexta (29/1). Confira a programação.

Noite das ideias

19h - Abertura

19h10 - MESA 1: CIDADES E PROXIMIDADES
Maria Fernanda Derntl , professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
da Universidade de Brasília, Hervé Théry, professor de pós-graduação
na Universidade de São Paulo, Michelle Cano, diretora geral da Revista Traços
Jean Tassy, músico. Mediação de Conceição Freitas.

20h - Live com Michelle Cano

20h20 - PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Alvenaria, Teatro do Concreto

20h35 MESA 2: ECONOMIAS E PROXIMIDADES
José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, diretor de programa do Ministério da Agricultura e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Vanessa Mendonça, Secretária
de Estado de Turismo do DF, Gilles Maréchal, consultor em Terralim e pesquisador sobre os circuitos curtos e os sistemas alimentares territorializados. Mediação de Marcia Zarur.

21h20 - Live com Gilles Maréchal.

21h40 PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Mural Mais Próximos,Pedro Sangeon - Projeto Gurulino
Depoimento sobre o processo criativo do mural Mais Próximos

21h50 MESA 3: POVOS E PROXIMIDADES: A HOSPITALIDADE
Paola Gersztein, consultora do Instituto de Estudos Socioeconômicos e coordenadora do Grupo Temático de Direitos Humanos da Rede Advocacy Colaborativo, Marisol Kadiegi, jornalista e documentarista da TV SUPREN, Mortaza Behboudi, jornalista, repórter e
fotográfico afegão radicado na França. Mediação de Rodrigo Farhat.

22h30 - Live com Marisol Kadiegi

22h50 - PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Ellis, JR
Curta-metragem narrativo sobre a Ilha Ellis, porta de entrada nos Estados Unidos para milhões de imigrantes no século 20.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Curta do artista francês JR está na programação da Noite das ideias
    Curta do artista francês JR está na programação da Noite das ideias Foto: JR@JR et GO
  • O Teatro do Concreto participa da Noite das Ideias
    O Teatro do Concreto participa da Noite das Ideias Foto: Anna Menezes
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação