Quadrinhos

Social Comics lança minidocumentários sobre quadrinhos brasileiros

O episódio piloto da série documental vai ao ar neste sábado (30/1), Dia Nacional do Quadrinho, às 14h, pelo perfil do Facebook e do YouTube da plataforma de quadrinhos digitais

Correio Braziliense
postado em 30/01/2021 08:00
 (crédito: Lailson dos Santos)
(crédito: Lailson dos Santos)

Neste sábado (30/1), Dia Nacional do Quadrinho, a Social Comics lança, no próprio canal do YouTube e no Facebook, às 14h, o piloto de uma série de minidocumentários que irão homenagear a nona arte brasileira. Apresentados por Vinicius, do canal do YouTube 2quadrinhos, os episódios contam com participação de mais de 20 artistas e buscam ressaltar a importância da valorização da cultura brasileira. 

Nomes de várias gerações como Mauricio de Sousa, José Alberto Lovetro (Jal), Franco de Rosa, Lilian Mitsunaga, Alexandre de Maio, Carlos Ruas, Vitor Cafaggi, Camilo Solano, Guilherme de Sousa, Cris Peter e o estreante Cacá Gontijo, de 12 anos, estão entre os participantes, que englobam artistas de todas as regiões do Brasil. Entre os assuntos comentados, estão a história dos quadrinhos no país, a memória afetiva, o início da carreira, os cenários independente e digital, o viés social e as etapas de produção de uma HQ.

Projetos de destaque

Sâmela Hidalgo, idealizadora do projeto social Norte em Quadrinhos, e Jonatas Varela, do Prateleira de Quadrinhos, também foram entrevistados. A primeira iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos quadrinistas da região Norte e ser uma ponte entre eles, as editoras e os leitores. Já a segunda, amplia o acesso da periferia de São Paulo à cultura, levando a nona arte para a população da Zona Leste, por meio de uma kombi apelidada de Kuandrombi. Além disso, no fanzine Xablau, publicado desde 2016, a causa dá espaço para que os participantes das ações possam publicar suas HQS e desenhos.

Por meio da plataforma digital, o Social Comics tem o objetivo de levar publicações diversificadas e de qualidade ao maior número de pessoas. Nesse projeto audiovisual, será possível aos leitores conhecer um grande universo de conteúdos produzidos no Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação