Prêmios

Edição do Critics Choice Awards, com seleção ampla, valoriza Spike Lee

Uma espécie de reparação, dado o volume de artistas e obras de cinema indicadas, desponta na seleção do Critics Choice Awards que terá premiações em 7 de março

Correio Braziliense
postado em 08/02/2021 17:52
Spike Lee está entre os diretores destacados pelo grupo de críticos que elege as categorias do Critics Choice Awards -  (crédito: Robyn Beck/ Divulgação)
Spike Lee está entre os diretores destacados pelo grupo de críticos que elege as categorias do Critics Choice Awards - (crédito: Robyn Beck/ Divulgação)


Uma dose de reparação nas indicações a recentes prêmios de cinema ocupou destaque no anúncio dos candidatos selecionados por críticos para a 26ª edição Critics Choice Awards. Numa lista mais abrangente, com direito, por exemplo, a 10 títulos candidatos a melhor filme, o corpo de jurados pode incluir, entre sete diretores destacados, nomes como Lee Isaac Chung e Spike Lee.

Marcada para ocorrer dia 7 de março, a cerimônia de premiação tem como recordista o filme de David Fincher, Mank, com 12 indicações, seguido por Minari (lembrado em 10 categorias). A dobradinha Notícias do mundo e A voz suprema do blues vem logo atrás, com oito candidaturas.

Enquanto nos filmes houve espaço para Nomadland, Uma noite em Miami... e Bela vingança, além de Os 7 de Chicago e Destacamento Blood, entre os atores relacionados na lista despontaram surpresas como Ben Affleck (por O caminho de volta, sobre um técnico de esportes envolvido em alcoolismo) e Tom Hanks, à frente de Notícias do mundo. Delroy Lindo, ressaltado no filme de Spike Lee, ganhou espaço junto a Steven Yeun, do drama sobre imigrantes Minari. Incluída na lista das melhores atrizes, Zendaya foi lembrada por Malcolm & Marie, enquanto a atriz e cantora negra Andra Day teve reafirmada a valorização pelo talento em The United States vs. Billie Holiday.

Junto com a surpreendente idicado de Paul Raci (Sound of music), as coadjuvantes Ellen Burstyn (Pieces of a woman) e Yuh-Jung Youne (Minari) cavaram candidaturas. O drama Nunca, raramente, às vezes, sempre trouxe espaço para as indicações de Sidney Flanigan (melhor atriz) e Talia Ryder, como atriz revelação, caso idêntico ao da jovem alemã Helena Zengel (de Notícias do mundo).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação