MÚSICA

Diogo Nogueira lança novo DVD para iniciar trilogia musical

Em 'Sol', Diogo tem como convidados Zeca Pagodinho, o grupo Fundo de Quintal e partideiros da nova geração do samba carioca, além de ser acompanhado por uma big band de 15 instrumentistas

Irlam Rocha Lima
postado em 09/02/2021 06:00
 (crédito: Guto Costa/Divulgação)
(crédito: Guto Costa/Divulgação)

Lançar uma única música faz parte da nova realidade do mercado fonográfico. Raro é o artista que não se utiliza desse artifício para chegar ao público. O cantor e compositor Diogo Nogueira vai bem além desse expediente. Ele acaba de chegar às plataformas digitais com o Sol, primeiro DVD da trilogia Samba de verão, gravado num palco de 500 metros quadrados, dentro de uma balsa, na Baía de Guanabara, numa marina, em Niterói, com vista para o Rio de Janeiro.

O projeto conta com três álbuns diferentes, além do Sol, Céu e Lua. Neste projeto, Diogo tem como convidados Zeca Pagodinho, o grupo Fundo de Quintal e partideiros da nova geração do samba carioca, além de ser acompanhado por uma big band de 15 instrumentistas. O registro audiovisual foi feito em um único dia, entre o início da tarde e à noite, com direção musical do brasiliense Rafael dos Anjos e de Alexandre Cardoso; direção de imagens de Breno Murtinho; e cenografia de Zé Carratu.

“Eu tenho uma relação enorme com o mar, desde pequeno, quando aprendi a surfar no Recreio dos Bandeirantes. Recentemente, tive um sonho de verão, de gravar um projeto no mar, com um visual fantástico. E foi assim que tudo aconteceu, uma ideia transformada em realidade, com o Rio como cenário. Espero que Samba de verão emocione a todos, como tem me emocionado. Mais um sonho realizado e só tenho que agradecer”, disse Diogo ao Correio.

Na abertura de Sol ouve-se o contagiante pot-pourri que inclui Divino e natural (Adriano Ribeiro, Saulinho e Marquinho PQD), Hoje tem samba (Sombrinha, Arlindo Cruz e Maurição) e Bom ambiente (Jiro e Luis Carlos do Cavaco), importantes sambas das décadas de 1980 e 1990. Na sequência, tem a inédita Ouro de Mina (Claudemir, Rafael Delgado, Rodrigo Leite e Cauique). Um momento emocionante é a recriação de Diogo para o clássico Andanças (Danilo Caymmi, Eduardo Souto Neto e Paulinho Tapajós), que lançou Beth Carvalho na cena da música brasileira. Nessa faixa há a participação especialíssima do Fundo de Quintal, que ainda contava com o mestre Ubirany — falecido recentemente — e seu repique de mão.

Com Rodrigo Leite, Cauique, Márcio Alexandre e Marcelinho Moreira, Diogo Nogueira compôs Bota pra tocar Tim Maia, escolhida como primeiro single. No final do DVD vem a também inédita Fera destemida (Inácio Rios e Ricardo Ramos); e o medley Verdadeira chama (André Rocha e Flávio Cardoso), Nos pagodes de vida (Roberto Simão e Guilherme Nascimento) e Sorriso aberto (Guará), gravado originalmente por Jovelina Pérola Negra.

“Diogo Nogueira pousou seu palco sobre as águas da Baía de Guanabara e lá desenha um dia luminoso de música e poesia. Ah! Meu irmão Diogo, como a gente estava precisando disso. Precisou mesmo você para levantar nossas vistas do azul do mar para o azul do céu, para a silhueta rasgada de mulher das montanhas cariocas”, escreveu Pedro Bial no texto de apresentação de Samba de verão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Sol

 (crédito: Diogo Nogueira/Reprodução)
crédito: Diogo Nogueira/Reprodução

DVD de Diogo Nogueira, disponível nas plataformas digitais.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação