MÚSICA

Duo Rafa e Pipo Marques faz releitura de clássicos do axé em ritmo de samba

Baianos lançam novo trabalho às vésperas do carnaval

Correio Braziliense
postado em 11/02/2021 21:48
Rafa e Pipo Marques -  (crédito: Fábio Cunha/Divulgação)
Rafa e Pipo Marques - (crédito: Fábio Cunha/Divulgação)

Celebrando 10 anos de carreira, o duo baiano Rafa e Pipo Marques lançou, nesta semana, seu mais recente trabalho, que mistura o axé e o samba para relembrar clássicos da música baiana. O álbum Axé em samba já está disponível nas plataformas digitais.

Entre os sucessos que ganharam nova roupagem estão Baianidade nagô e Prefixo de verão, da Banda Mel; Mimar você e Beija-flor, da Timbalada; e Dança do vampiro e Manivela, do Asa de Águia. Também não ficaram de fora Selva branca e Cara caramba, hits imortalizados por Bell Marques — pai de Rafa e Pipo —, bem como Se não puder voar e Se você fosse um peixinho, faixas que marcaram os 10 anos de carreira da dupla.

  • Rafa e Pipo Marques
    Rafa e Pipo Marques Fábio Cunha/Divulgação
  • Rafa e Pipo Marques
    Rafa e Pipo Marques Fábio Cunha/Divulgação
  • Rafa e Pipo Marques
    Rafa e Pipo Marques Fábio Cunha/Divulgação
  • Rafa e Pipo Marques
    Rafa e Pipo Marques Fábio Cunha/Divulgação

"Percebemos que as pessoas estavam com saudade de músicas eternas, mas queriam novidades. Então, pegamos grandes clássicos do axé e fizemos de um jeito nunca antes visto", explica Rafa. "Resolvemos juntar dois ritmos brasileiros muito fortes e que sempre gostamos muito. A célula rítmica do samba tem muito em comum com a do axé, o que tornou tudo muito orgânico e casou perfeitamente", emenda Pipo.

O álbum chega às vésperas do carnaval que, neste ano, por conta da pandemia de covid-19, não terá a tradicional festa em todo o país. Para acalentar os foliões, porém, Bell Marques fará live em seu canal no YouTube, no domingo (14/2), às 16h. Rafa e Pipo são participações esperadas.

Ouça Axé em samba:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação