O jornalista brasiliense Walter Brito lançará, nesta sexta-feira (26/2), o livro Vidas negras importam: memórias de uma família negra brasileira. O evento começa às 19h e ocorre durante a reinauguração do mais renomado restaurante de culinária africana da América Latina, o Biyouz's, comandado pela chef Mélanito Biyouha, em São Paulo. O estabelecimento é frequentado por personalidades como o sambista Martinho da Vila e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. Todas as recomendações sanitárias serão respeitadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Apenas um quarto do espaço do restaurante vai ser ocupado.
O livro traz memórias da família do autor criado pela mãe porteira de uma escola em Formosa (GO) e o pai alfaiate. "Minha mãe criou eu e meus irmãos na cantina dessa escola, sempre com o discurso 'só educação abre os caminhos'", recorda Brito.
Inicialmente publicado em 2006, Walter Brito sentiu a necessidade de lançar uma edição com atualizações referentes aos últimos eventos que transformaram a luta pela igualdade racial no mundo. "A pandemia foi dividida em dois momentos distintos, o antes e depois da morte de George Floyd. Agora vemos nascer uma nova ordem mundial", explica o ativista que lembra da morte do homem negro covardemente assassinado por policias brancos em Minneapolis, nos Estados Unidos, fato que desencadeou uma série de protestos contra o racismo por todo o país norte-americano.
Brito, que já foi presidente substituto da Fundação Zumbi dos Palmares, também destaca a evolução do movimento negro no Brasil. "A militância cresceu muito nos últimos anos no país, graças à chegada de pessoas negras em espaços como as universidades, que adotaram medidas afirmativas que abriram as portas para essa parcela da população", conta.
Com apresentação do ex-presidente José Sarney e capa assinada pelo artista plástico Siron Franco, o livro Vidas negras importam: memórias de uma família negra brasileira está disponível no site da editora Letra Capital.
SERVIÇO
Vidas negras importam: memórias de uma família negra brasileira
De Walter Brito. Editora Letra Capital, 212 páginas. Preço: R$ 36.
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.