Franquia de sucesso

Há 25 anos, Pokémon era lançado no mundo dos games

O jogo de videogame ganhou diversas produções derivadas, como anime, filmes (inclusive live-action), mangá e jogos de cartas

Correio Braziliense
postado em 27/02/2021 14:27 / atualizado em 27/02/2021 14:27
 (crédito: Europa Filmes/Divulgação)
(crédito: Europa Filmes/Divulgação)

"Pokémon! Temos que pegar. Isso eu sei. Pegá-los, eu tentarei! Juntos teremos que o mundo defender". O refrão do tema de abertura da série animada Pokémon é uma ótima trilha sonora para este sábado (27/2), quando a franquia dos "animais poderosos e seus donos" completa 25 anos do lançamento.

A estreia de Pokémon foi no videogame. Em 27 de fevereiro de 1996, foram lançados no Japão os jogos Pokémon Red e Pokémon Green, de Satoshi Tajiri e Ken Sugimori, para o Game Boy. A dupla criou um game em que 151 monstrinhos das terras do Kanto poderiam ser capturados para uma aventura com uma série batalhas, em que o objetivo final do jogador era derrotar os líderes dos ginásios e se tornar num grande mestre Pokémon.

O conceito veio de Tajiri, que, na infância, colecionava pequenos insetos, os quais chamava de monstros de bolso, "Pocket monsters". Daí, inclusive, surgiu o nome "Pokémon" para denominar os "bichinhos" que protagonizam a narrativa. No mesmo ano da estreia do game foi lançado no Japão um jogo de cartas intitulado Pokémon Trading Card Game. Apenas dois anos depois do lançamento, Pokémon Red e Green chegariam à América do Norte, com algumas mudanças gráficas.

No ano seguinte, em 1997, devido ao sucesso dos jogos, foi feita a versão anime de Pokémon. Na série animada, a história gira em torno de Ash, um menino de 10 anos, que inicia a jornada para se transformar num mestre Pokémon ao lado de Pikachu. O seriado original teve cinco temporadas e deu origem a mais 18 temporadas de spin-off, além de filmes e especiais de tevê.

Nos games, Pokémon também foi "evoluindo", passando a ter outras versões, e ainda uma nova geração Pokémon Gold e Silver, lançados em 1999 para o Game Boy Color. Em 2002, os games ganharam uma terceira geração, Pokémon Ruby e Sapphire. A cada nova geração novos pokémons eram incorporados à franquia.

Após um período longe do auge, Pokémon voltou aos holofotes em 2016 com a chegada do Pokémon GO para os dispositivos iOS e Android. O joguinho movimentou os fãs antigos e angariou novos, em uma jornada que o próprio jogador caçava os pokémons usando o sistema de GPS do smartphone e uma tecnologia de realidade aumentada.

Em 2019, chegou aos cinemas a versão live-action Pokémon: Detetive Pikachu, baseada no jogo homônimo, em que Pikachu é detetive.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação