Música

Livro de Daniel Rodrigues sobre os Beatles ganha versão em audiolivro

'Dossiê Beatles — A banda que influenciou gerações' está disponível para audição no Tocalivro

Irlam Rocha Lima
postado em 28/02/2021 07:00
 (crédito: AFP / JIJI PRESS / JIJI PRESS)
(crédito: AFP / JIJI PRESS / JIJI PRESS)

Quando subiram ao palco do Cavern Club, mítico pub de Liverpool, pela primeira vez, há seis décadas, os integrantes dos Beatles, que eram ainda jovens e desconhecidos, fizeram cover para composições do norte-americano Chuck Berry, tido, historicamente, como um dos pais do rock’n’roll. Aquele pub, onde a banda brasiliense Let it Beatles já tocou, tornou-se parada obrigatória de todos os beatlemaníacos que visitam a cidade portuária inglesa.

Ali, os Beatles se apresentaram aproximadamente 300 vezes e Paul McCartney fez shows memoráveis em 1999. A mais importante banda de todos os tempos se tornou um fenômeno comportamental e suas músicas e estilo foram assimilados por jovens de todo o mundo.

Muito da história dos Beatles e seus integrantes estão reunidos no Dossiê Beatles — A banda que influenciou gerações, audiolivro, com 2h30m57s de duração, que acaba de ser lançado pela editora Universo dos Livros. “A obra traz o relato de toda a trajetória dos Beatles, desde antes da formação da banda, originária de uma outra, chamada Quarrymen. Falamos das dificuldades dos primeiros tempos, as apresentações em Hamburgo, os encontros, em Liverpool, com Brian Epstein e George Martin (os caras por trás da banda); a consagração, as viagens aos Estados Unidos, o sucesso internacional e, finalmente, a separação”, conta Daniel Rodrigues Aurélio, sociólogo, educador e autor do audiolivro — registrado originalmente numa versão impressa, em 1999. 

Curiosidades do audiolivro

» “Os Beatles procuraram trabalhar imagem e som, música e vídeo, à moda de Elvis Presley. O cinema contribuiu para divulgar a banda. Vídeos de Paperback writer e Rain foram enviados à televisão antes da existência de canais de videoclipes”

» “Assim como John Lennon, Paul MaCartney sofreu o duríssimo baque de morte precoce da mãe, quando ele tinha 14 anos e estudava no Liverpool Institute for Boys”

» “Quem foi o verdadeiro quinto Beatle? Na opinião de muitos beatlemaníacos são dois: o empresário Brian Epstein e o produtor George Martin. Porque os Beatles não seriam os Beatles sem eles. Um na gerência da carreira e o outro na produção dos discos”

» “Os Beatles venderam em torno de 2 bilhões de cópias de LPs, EPs, K-7 e singles. As compras de 1970 correspondem à maior fatia desses números, o que atesta a perenidade da banda”


Dossiê Beatles — A banda que influenciou gerações

Audiolivro de Daniel Rodrigues Aurélio. Lançamento da editora Universo dos Livros, disponível na página da Tocalivros na internet.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.