Música

Grandes mulheres do samba são homenageadas pelo grupo Mandalá em shows on-line

A temporada 'Mandalá canta as pérolas do samba', pelo projeto Oficina de Alegria, convida as cantoras Adriana Moreira, Graça Braga e Bernadete para dar vida aos clássicos de Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e Pérola Negra no próximo fim de semana

Correio Braziliense
postado em 02/03/2021 08:00
 (crédito: Maurício Decourt / Soul em Cena)
(crédito: Maurício Decourt / Soul em Cena)

Para refletir e celebrar o mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, o projeto Oficina de Alegria apresenta temporada de shows on-line com homenagens do grupo Mandalá a três potências femininas do samba: Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus e Ivone Lara. As apresentações do Mandalá canta as pérolas do samba serão transmitidas, pelos canais Mandalá e Oficina de Alegria no YouTube, em 5, 6 e 7 de março, com reexibição em 26, 27 e 28 deste mesmo mês. Às sextas e aos sábados, os shows ocorrem às 21h; e aos domingos, às 16h, sempre com tradução em Libras.

No repertório, regido por instrumentos de percussão, violão sete cordas, e sopros, estarão os clássicos eternizados pelas vozes das homenageadas. As novas versões ficam por conta das cantoras convidadas Bernadete, Adriana Moreira e Graça Braga. "Esse projeto é uma exaltação à mulher negra brasileira e sua importância para o samba, para a história e para a cultura. O samba não seria o que é se fosse isolado das obras de Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra. Mergulhar em suas obras nos enriquece, nos ensina e nos emociona. Ainda mais ao lado das cantoras do quilate de Graça, Bernadete e Adriana. É um prazer. Queremos compartilhar isso com as pessoas”, comenta Dudu Contreras, músico e líder do Mandalá, por meio de nota.

Formado em 2015, por músicos pesquisadores do samba, o Mandalá é composto por Carla Casarim (voz); Cadu Ribeiro (pandeiro e voz); Edinho Silva (violão de sete cordas e voz); Gregory Andreas (cavaquinho e voz); Dudu Contreras (surdo); Allan Abbadia (trombone), Pedro Pita (percussão) e Renato Medeiros (cuíca). A temporada, intitulada Mandalá canta as pérolas do samba, foi inteiramente gravada na Casa de Cultura Os Capoeira, em São Paulo.

Confira a programação

Sexta-feira (5/3 e 26/3)

Às 21h. Adriana Moreira canta Clementina de Jesus.

Sábado (6/3 e 27/3)

Às 21h. Graça Braga canta Dona Ivone Lara.

Domingo (7/3 e 28/3)

Às 16h. Bernadete canta Jovelina Pérola Negra.

Serviço
Mandalá canta as pérolas do samba
Nos canais do YouTube Oficina de Alegria e Mandalá. Exibição em 5, 6 e 7 de março e reexibição em 26, 27, e 28 de março. Sextas e sábado, às 21h e domingos, às 16h. Grupo Mandalá e cantoras convidadas Adriana Moreira, Graça Braga, Bernadete homenageiam Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra. Gratuito. Livre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação