Mostra de cinema

Vladimir Carvalho é homenageado com mostra no Cineclube Macunaíma

O tradicional evento da Associação Brasileira de Imprensa recebe quatro filmes do cineasta pernambucano. O primeiro, 'O país de São Saruê', será exibido às 18h desta terça-feira (9/3). Em seguida, o evento conta com bate-papo com o cineasta e convidados

Correio Braziliense
postado em 09/03/2021 13:15
 (crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)
(crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)

Em homenagem ao cineasta e documentarista pernambucano Vladimir Carvalho, que completou 86 anos em janeiro deste ano, a Mostra Vlad 8.6, apresentada pelo Cineclube Macunaíma, exibe nesta terça-feira (9/3), às 18h, o filme O país de São Saruê (1979), pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O documentário marca a carreira de Vladimir Carvalho e da história do cinema brasileiro como uma das melhores produções nacionais do gênero, segundo a crítica. Após a exibição do filme, o evento conta com um bate-papo, às 19h30, que conta, além do diretor, com o cineasta Silvio Tendler, o crítico de cinema Rodrigo Fonseca e a escritora Inez Cabral de Melo, com mediação de Ricardo Cota.

“Estão realizando várias mostras de cineastas brasileiros com curadoria e apresentação do Ricardo Cota e Silvio Tendler. Me convidaram para apresentar quatro filmes. O país de São Saruê é o primeiro. Depois vão exibir o longa O evangelho segundo Teotônio (1984), o Barra 68 - Sem perder a ternura (2001), e mais o Conterrâneos velhos de guerra (1990). São filmes de boa aceitação por parte do público, o evento ocorre todo virtual e fico muito feliz”, compartilha o documentarista.

A mostra, dentro da versão on-line do tradicional Cineclube Macunaíma carioca, é intitulada Vlad 8.6, como uma homenagem ao aniversário de 86 anos do cineasta, completados no final de janeiro deste ano. Sobre isso, ele brinca: “O foco pode ter sido também o meu aniversário de 86 anos, o que não é muita vantagem. Se eu tivesse feito, invés de 86, somente 80, ou se me levasse de volta para a década de 1970, eu faria mais uns três filmes. Mas essas coisas [mostras e homenagens] são boas, pois injetam uma certa energia e ânimo na gente, principalmente neste momento infeliz que o Brasil está atravessando”.

Quanto à seleção dos filmes para exibição, Vladimir conta que a equipe da ABI já tinha dois dos quatro títulos em mente, e lhe pediu mais duas sugestões.“Começa com O país de São Saruê, que foi o primeiro longa-metragem que eu fiz. Ele ficou retido na censura em 1970, e só foi liberado em 1979. Cumpriu nove anos de prisão e é um filme que deve muito ao pessoal de Brasília, pois foi estreado justamente no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 1979. Além disso, recebeu o prêmio especial do júri, o que pra mim foi uma festa. Era o último filme brasileiro em preto e branco, todo o cinema brasileiro já era colorido”, lembra o artista.

Sinopse

A partir de depoimentos reais, O país de São Saruê retrata a vida de lavradores e garimpeiros do Rio do Peixe, que fica entre os estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, mostrando o cotidiano de secas e pobreza da região sertaneja brasileira. O filme começa com um Monólogo sobre o sertão, leitura de um poema de Jomar Moraes. As entrevistas são inseridas aos poucos, contrapostas às cenas da tradição local, fotos antigas e músicas compostas por Luiz Gonzaga, José Siqueira, Ernesto Nazareth. Já o título do longa-metragem é inspirado no cordel do autor paraibano Manoel Camilo dos Santos, que versa sobre uma terra mitológica cheia de riqueza e fartura “toda coberta de ouro e forrada de cristal”.

Um fato curioso é o de que antes de ter sido retido pela censura militar, o projeto também precisou esperar o tempo e resistir ao clima. O documentário começou a ser filmado em 1966, porém, as gravações tiveram de ser suspensas por um ano, pois as constantes chuvas na região modificaram a paisagem. Só em 1967 é que as filmagens foram retomadas. “Eu fiz esse filme em três etapas e sempre respeitando a estação do momento. A estação que eu mais queria era a seca. Porque eu poderia mostrar um aspecto do sertão que as pessoas conheciam, mas era mais dramático e chamava mais atenção. Toda a vegetação, que era o que eu queria mostrar, aparecia no seu espectro queimado, e a terra calcinada”, destaca o diretor.

Bate - papo

Marcado para às 19h30, após a exibição do longa-metragem, um bate-papo com Vladimir Carvalho, acompanhado do cineasta Silvio Tendler, do crítico de cinema Rodrigo Fonseca e da escritora Inez Cabral de Melo, com mediação de Ricardo Cota, abre espaço de discussão sobre o filme e o cinema documental brasileiro. “Quando se exibe [um filme], dedicamos uma parte do tempo para discuti-lo. Mas,naturalmente, estamos abertos para questões mais atinentes ao cinema brasileiro, a evolução do documentário e toda essa pauta que é quase permanente, como as restrições que estamos sofrendo agora”, explica Vladimir.

Ele se refere principalmente às restrições sofridas pela Ancine, que considera uma das instituições mais importantes e um sustentáculo do cinema brasileiro e da produção audiovisual. “De uma tacada só, eles eliminaram diversas produções que dependiam de financiamento. É um absurdo, e não deixa de ser um golpe de censura, por ser demolidor e acabar com o que estava sendo feito. Perdemos o terreno conquistado, e não só por causa da pandemia que assola o mundo inteiro. Tantos jovens fazendo um belíssimo trabalho, os festivais a todo o vapor. Cortaram e desestimularam diversas fontes de fomento e recurso. De forma que não tem como nos conformarmos. O jeito é colocar a boca no trombone. Isso deve permear o debate”.

Por fim, o cineasta concorda que as mostras virtuais e a distribuição on-line têm sido uma forma de resistir aos desafios e está satisfeito em fazer parte do projeto. “Aos poucos estamos descobrindo essa coisa do virtual. Como os cinemas estão praticamente fechados, ainda mais agora nessa fase de lockdown, é a trincheira que temos. É uma forma de resistir até enquanto der. Não só para reafirmar o valor que o cinema tem na cultura, como destacar a formação e o retrato de um povo incrível como é o brasileiro, mas também cumprir com uma obrigação como cidadãos de lutar contra essa história. Eu fico muito feliz de poder participar”, finaliza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação