Audiovisual

Brasiliense idealiza websérie sobre mulheres de Terenos (MS)

A primeira websérie documental da história do município já tem episódios disponíveis no YouTube e no Instagram

Naum Giló*
postado em 11/03/2021 19:55 / atualizado em 12/03/2021 20:57
 (crédito: Matheus Barreto/Divulgação)
(crédito: Matheus Barreto/Divulgação)

O brasiliense Jander Gomez lançou a primeira websérie documental da história de Terenos (MS), na terça (9/03). Os sete episódios da série Mulheres Terenense trazem no enredo as trajetórias e os cotidianos de mulheres do município.

O projeto, que faz parte das comemorações do mês da mulher, foi idealizado, escrito e dirigido por Jander, que é gestor de cultura da Prefeitura de Terenos, que apoiou a iniciativa.

Gomez conta que existem muitas mulheres fortes, cheias de fibra e de vontade, mas que suas vozes são silenciadas, traço que ainda enxerga bastante na realidade do Mato Grosso do Sul.

"Em Terenos, por exemplo, e isso é visto em alguns episódios, as mulheres eram quem geriam empreendimentos, lavouras e empresas, mas eram os homens que detinham o poder sobre as atividades", conta.

O objetivo da iniciativa é lançar um olhar mais humano nessas mulheres, que têm legados nas áreas da cultura, economia, saúde, educação, segurança e assistencialismo do município. "Existem pessoas que fazem tanto em vida mas que passam pela história como mais um. Essas mulheres precisam ser vistas", avalia o gestor.

Apesar de perceber a urgência em contar essas histórias, Jander admite que o ideal seria que uma mulher tivesse dirigido a websérie: "Espero que, no futuro, uma delas reescreva esse trabalho".

Os três episódios já disponíveis podem ser conferidos no canal da Cultura de Terenos no Youtube e nos perfis do Instagram da prefeitura e do próprio Jander. Os quatro episódios restantes serão divulgados um por dia até 15 de março.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Serviço
Websérie Mulheres Terenense
Data: lançado em 9 de março com episódios divulgados até 15 de março.
Local: canal da Prefeitura de Terenos no Youtube, perfis da prefeitura e de Jander no Instagram.
Preço: Gratuito

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação