A live mediada pela produtora e diretora Adriana L. Dutra nesta quinta-feira (18/3), às 21h30, dá início ao 2° Festival MULHERES+ do audiovisual. Com participações da jornalista e documentarista Flavia Guerra e da roteirista e crítica de cinema Lorenna Montenegro, o bate-papo terá como tema as indicações das diretoras Chloé Zhao e Emerald Lilly Fennell ao Oscar. É a primeira vez em 93 edições que duas mulheres são indicadas na categoria de Melhor direção.
A conversa entre Adriana, Flavia e Lorenna levantará questões históricas da participação da mulher no cinema internacional e brasileiro. Apesar da representatividade feminina no mundo cinematográfico ter crescido ao longo dos anos, houve um tempo em que a importância das mulheres para a construção do cinema foi apagada da história.
Este é o caso da francesa Alice Guy-Blaché, pioneira do audiovisual que dirigiu o primeiro filme narrativo da história (A fada do repolho, 1896), e das brasileiras Cléo de Verberena, Carmen Santos e Gilda de Abreu. Mesmo sendo precursoras do trabalho feminino no cinema, os nomes e os trabalhos das artistas eram desconhecidos até pouco tempo, mesmo por profissionais da área.
Além destes temas, o debate que abre o festival discutirá os avanços e desafios que as mulheres encaram em frente e atrás das câmeras.
Serviço
2ª edição do Festival MULHERES+ do audiovisual
Sala 5 da plataforma inff.online. 18 de março, às 21h30
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.