Documentário

História do compositor Toninho Nascimento é contada em websérie no YouTube

Compositor paraense radicado no Rio de Janeiro já foi regravado por nomes como Maria Bethânia e Paulinho da Viola

Correio Braziliense
postado em 18/03/2021 15:30
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Até 28 de março, os episódios do documentário Conto de areia – Websérie sobre a arte de Toninho Nascimento serão exibidos no canal do Coletivo Sindicato do Samba no YouTube, sempre às 21h. A série estreou no domingo (21/3). São oito episódios que contam a história desse prolífico compositor, que já teve mais 400 composições registradas por diferentes intérpretes.

Paraense radicado no Rio de Janeiro, Toninho já foi regravado por grandes nomes da MPB como Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Clara Nunes e Elizeth Cardoso, e é autor de sambas-enredo vitoriosos de escolas como a Portela e São Clemente. Apesar de ter músicas conhecidas e que povoam o imaginário popular desde os anos 1970, o autor não se tornou muito conhecido, e a websérie busca apresentá-lo ao grande público.

O documentário conta com depoimentos de personalidades como o radialista e produtor Adelzon Alves, a cantora baiana Mariene de Castro, o baluarte Noca da Portela e os compositores Toninho Geraes e Chico Alves, além do próprio protagonista. A produção é dirigida por Camilo Árabe e Fernando Mattoso, com roteiro deles e de Gabriel Meyohas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação