Fotografia

Exposição virtual apresenta imagens inéditas do fotógrafo francês Pierre Verger

'Maranhão por Pierre Verger', disponível no site do Centro Cultural Vale do Maranhão, reúne 80 imagens do francês feitas durante sua passagem pelo Maranhão no fim dos anos 1940

Correio Braziliense
postado em 22/03/2021 15:06 / atualizado em 22/03/2021 15:12
 (crédito: Fundação Pierre Verger/Divulgação)
(crédito: Fundação Pierre Verger/Divulgação)

Pela primeira vez, fotografias do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor Pierre Verger são exibidas ao público. A exposição virtual Maranhão por Pierre Verger, disponível no site do Centro Cultural Vale do Maranhão, reúne 80 imagens do francês, algumas nunca divulgadas, feitas durante sua passagem pelo Maranhão no fim dos anos 1940.

Com curadoria da historiadora Paula Porta, em parceria com a Fundação Pierre Verger, a mostra revela o olhar do francês em busca das relações entre a cultura africana e a brasileira, especialmente no norte do país. O público pode ver por meio dos registros de Verger um Maranhão de metade do século XX, com as tradições religiosas e as atividades econômicas, em cotidiano de resistência, ampliando a compreensão sobre a religiosidade, trabalho, arte, filosofia e tantos outros aspectos formadores de cultura brasileira.

Exposição 'Maranhão por Pierre Verger'
Exposição 'Maranhão por Pierre Verger' (foto: Fundação Pierre Verger/Divulgação)

“Esta exposição procura ampliar o acesso do público ao acervo de imagens históricas sobre o Maranhão e, mais uma vez, celebrar a força da cultura negra em nosso país, legado de culturas africanas que ainda não conhecemos tanto como deveríamos, mas que Pierre Verger nos ajudou a enxergar, compreender e valorizar”, afirma Paula em material de divulgação.


Afro-brasileira

Nascido em Paris, na França, Verger iniciou a carreira quando aprendeu a fotografar aos 30 anos. Sua obra fotográfica, baseada nas mais de 64.000 fotografias cadastradas em acervo, foi construída a partir das viagens que ele fez aos cincos continentes entre o ano de 1932 e o final dos anos 1970. O fotógrafo colaborou para revistas internacionais e nacionais, como Life e O Cruzeiro.

Durante esses anos, Verger despertou particular interesse pela cultura afro-brasileira, investigando as relações culturais e religiosas entre o Brasil e o continente africano.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação