LITERATURA

Pretinhas leitoras: irmãs comandam projeto de literatura infantil antirracista

Neste sábado, o público poderá acompanhar as gêmeas no evento do CCBB Educativo Múltiplo Ancestral

Fernanda Gouveia*
postado em 25/03/2021 06:00 / atualizado em 25/03/2021 12:47
 (crédito: Bruna Manso/Divulgação)
(crédito: Bruna Manso/Divulgação)

Helena e Eduarda Ferreira são irmãs gêmeas de 12 anos e donas do projeto Pretinhas Leitoras. Ele foi idealizado em 2015 com a ajuda da mãe, Elen Ferreira, professora de educação básica e pesquisadora, com a ideia de estimular a leitura das crianças na comunidade onde elas moram, Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Desde 2018, elas contam com um canal no YouTube para falar sobre literatura de uma forma divertida. “A gente queria fazer uma coisa diferente, que era contar histórias, só que voltadas para crianças. Crianças negras contando para crianças negras e brancas”, explica Helena.

Neste sábado, o público poderá acompanhar as gêmeas no evento do CCBB Educativo Múltiplo Ancestral. Sob o tema “Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”, elas falarão sobre a necessidade e a importância de protagonistas negras nas histórias contadas no cotidiano infantil. O evento é gratuito e estará disponível nas redes sociais do espaço cultural.

No projeto, as meninas priorizam a literatura negra com a intenção de mostrar diferentes realidades e sair do padrão. Por meio das histórias desses livros, elas abordam temas como autoaceitação, afeto e ancestralidade. O interesse das gêmeas pela leitura vem da influência da mãe, que sempre teve muitos livros em casa e, ao observar Elen com livros, as duas começaram a criar o mesmo interesse. Sobre o papel dos pais na introdução das crianças à leitura, Eduarda opina: “Os pais ou avós devem parar de incentivar o livro como se fosse um castigo. A criança acaba não vendo o livro como uma diversão, e sim como mais uma tarefa para ela fazer”.

Hoje, com mais de 28 mil inscritos no canal do YouTube e mais de 50 mil seguidores no Instagram (@pretinhasleitoras), as irmãs entendem as redes sociais como um desafio neste momento de pandemia. “Tivemos que mudar muito o nosso jeito, porque a gente falava em espaços abertos para as crianças ouvirem, e aí a gente foi começando a se apegar na internet, vendo qual era o melhor jeito de falar para atrair as pessoas. Foi bem desafiador, tanto que a gente ainda está aprendendo”, diz Eduarda.

Apesar das dificuldades, as meninas ainda têm muitos sonhos para realizar com o projeto. Um deles é um livro com a participação de mais de 100 crianças para incluí-las no mundo da literatura e escrita. “Sempre foi o nosso sonho botar mais crianças no projeto”, conta Helena. Além disso, o novo quadro Encontro com as letrinhas, que passa toda sexta-feira no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, permite maior visibilidade às Pretinhas Leitoras. No quadro, elas contam uma história de uma forma lúdica com a ajuda de efeitos especiais. “Sabemos que a criança gosta muito de coisas 3D, interações, conto de fadas, então a gente quis misturar isso e um pouco da nossa história para juntar tudo e fazer esse quadro”, explica Eduarda.


CCBB Educativo - Múltiplo Ancestral

Sábado (27/3), às 10h nas redes sociais do CCBB (facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil) e no site do CCBB Educativo (www.ccbbeducativo.com). Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Gratuito.

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação