Até 15 de abril, a mostra Curta em Francês, contará com títulos audiovisuais que podem ser conferidos pelo público pelo site e pela plataforma de streaming Sesc Digital, de forma gratuita. A iniciativa faz parte da Semana da Francofonia 2021, promovida pela Embaixada da França e pela rede de Alianças Francesas no país, que reuniu diversos eventos culturais virtuais sob o tema L’air (o ar).
A mostra on-line, organizada pela Aliança Francesa e as embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International (WBI), em parceria com o Sesc São Paulo, conta com 11 curtas-metragens gratuitos e disponíveis em áudio original e com legendas em português. As obras selecionadas se dividem em: dois filmes suíços, dois filmes belgas e sete filmes franceses, que representam a produção audiovisual contemporânea desses países e a diversidade cultural da comunidade francófona.
Catálogo de filmes
Claude libre (Claude libre, França, 2018, 18min, comédia dramática. Não recomendado para menores de dez anos) De Thomas Buisson. Claude, de 65 anos, sai de motocicleta atrás de jogos de azar e vive de cheques falsos. Para a aldeia, não pode voltar mais. A velha senhora deve se acalmar ou desaparecer?
Chien bleu (Chien bleu, França, 2018, 17min, ficção/drama psicológico. Verificar classificação indicativa). De Jérémy Trouilh e Fanny Liatard. Emile tem medo do mundo. Ele não sai mais de casa e pinta tudo de azul. Uma noite, seu filho Yoan conhece Soraya, uma fã adolescente de dança Tamil. Ela o ajudará a encontrar a cor certa.
Les méduses de Gouville (Les méduses de Gouville, França, 2018, 22min, comédia sentimental.Verificar classificação indicativa). De Paul Nouhet. O olhar de Antoine, um jovem lunar fascinado por águas-vivas, vagueia suavemente em direção à Jeanne, a namorada de seu irmão, quando ela se junta a eles em Gouville para as férias.
Hors Piste (Hors piste, França, 2018, 6min, curta de animação. Verificar classificação indicativa). De Ecole des Nouvelles. Images Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert, Oscar Malet. Os dois melhores resgatadores da região partem para mais uma missão. Profissionalismo e eficiência são essenciais, mas nem tudo sai como planejado.
Wild love (Wild love, França, 2018, 7min, curta de animação. Verificar classificação indicativa). De Paul Autric, Quentin Camus, Maryka Laudet, Léa Georges, Zoé Sottiaux, Corentin Yvergniaux. Em uma fuga romântica nas montanhas, Alan e Beverly parecem estar desfrutando de um idílio bucólico. Infelizmente, no ardor da felicidade, eles causam, sem perceber, a morte de uma marmota. Logo em seguida, um exército de roedores sedentos por vingança e sangue ataca o jovem casal. Apesar di amor perfeito, Alan e Beverly estão desamparados diante da rebelião da marmota.
Vihta (Vihta, França/Bélgica, 2018, 21min, ficção. Não recomendado para menores de 16 anos). De François Bierry. Serge e quatro colegas são funcionários de uma pequena empresa, recentemente adquirida por um grande grupo. Como um presente de boas-vindas, eles são convidados pelo novo empregador para um dia relaxante em um spa termal.
Je vais là-bas aussi (Je vais là-bas aussi, França, 2019, 11min, ficção. Verificar classificação indicativa). De Antoine Cuevas. Um homem e seus cachorros cruzam a montanha. Chegados às alturas de um planalto, param em um refúgio. Durante a noite, outros homens virão para se abrigar.
Barcelona (Barcelona, França, 2018, 16min, comédia/dramática. Verificar classificação indicativa). De Princïa Car. Em Marselha, em um domingo, Mortadha, Houssam, Oussama, Mylène, Leïa, Leyan, Djibril, Hicham e Sophianne planejam fugir para Barcelona.
Hetereality (Hetereality, Suíça/Ruanda, 2019, 15min, retrato`. Verificar classificação indicativa). De Kantarama Gahigiri. Perdido no espaço por 30 anos, um astronauta finalmente consegue retornar à Terra. Mas o que significa voltar para casa depois de tanto tempo? Uma reflexão sobre a migração e o sentimento de pertença.
Empreintes (Empreintes, Suiça, 2018, 16min, ficção. Verificar classificação indicativa). De Jasmin Gordon. Um homem sai da rodovia no meio do interior da França. Ele avista três adolescentes na beira de um campo de futebol. Depois de duas cervejas, alguns chutes a gol e troca de confidências, o homem convida os jovens a entrarem no carro com ele. Eles estão certos em confiar nele?
La musique (La musique, Bélgica/França, 2018, 28min, ficção/drama psicológico. Verificar classificação indicativa). De Jean-François Ugeux. A música é a história de um pai e um filho. Ou melhor, a história do reencontro entre um pai e um filho que se encontram há muitos anos e que estão tentando se reconectar de maneira desajeitada. Infelizmente, o tempo já passou demais, os nós serão impossíveis de apertar. Mas se se perderem novamente, o pai ainda conseguirá deixar um legado para o filho: o amor pela música.
Serviço
Curta em Francês
Pelo site do Sesc Digital. Até 15 de abril. Onze curtas em língua francesa fazem parte da programação da mostra Curta em Francês, que faz parte da comemoração do Dia Internacional da Francofonia, celebrado em 20 de março. A mostra é uma parceria entre a Aliança Francesa, as embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International (WBI) e o Sesc São Paulo. Gratuito. Verificar classificação indicativa.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.