LANÇAMENTO

Gabriel Grossi pop

» Irlam Rocha Lima
postado em 30/04/2021 23:50
 (crédito: Ana Rezende/Divulgação)
(crédito: Ana Rezende/Divulgação)

Entre os músicos que saíram de Brasília, no início da década passada, e se instalaram no Rio de Janeiro, Gabriel Grossi é um dos mais produtivos. Com agenda recheada de shows, participação constante em festivais no Brasil e fora do país, ele, em 22 anos de carreira, lançou 12 CDs. O mais recente é o Re Disc Cover, no qual faz releituras de clássicos do pop rock internacional.
Só Isn’t she lovely, de Stevie Wonder, antecedeu o álbum, com oito faixas, que chega às plataformas digitais este mês. A escolha da faixa, que abre o set list não foi à toa. O gaitista sempre foi admirador da obra do cantor e compositor norte-americano, a quem aplaudiu durante apresentação de Stevie no Rock in Rio de 2011. “Foi uma emoção muito grande quando ele iniciou a apresentação, interpretando uma de suas canções mais icônicas na harmônica. Isn’t she lovely é dedicada a Aisha, sua filha, que estava no palco, tocando teclado”, ressalta.
Grossi acrescenta que aquela cena o fez “pensar mais sobre o que é o amor de um pai para com a filha e vice-versa. Oito anos depois virei pai. Fui abençoado duplamente com o nascimento de Catarina e Teresa, minhas filhas gêmeas. A foto, estilo rock’n’roll da Teresa tornou-se capa do single, mas a homenagem é para as duas, para todos pais e filhos, para os amantes da harmônica e para Stevie Wonder, esse gênio da música universal”.
No álbum, Gabriel Grossi tem a companhia de instrumentistas, com os quais costuma tocar em show e disco: Michael Pipoquinha (baixo), Sérgio Machado (bateria) e Eduardo Farias (piano e teclados), responsável também pelos arranjos e produção musical e responsável, ao lado do gaitista pela direção do projeto.
Para a construção do Re Disc Cover foram selecionadas, além de Isn’t she lovely, Smells like teen spirit (Nirvana), Wonderwall (Oasis), Ben (Michael Jackson), Message in a botlle (The Police), Here, there and every (Beatles), Another one bites the dust (Queen) e Redemption song (Steve Wonder). Na visão de Grossi essas versões instrumentais trazem um olhar contemporâneo para canções marcantes das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990.

» Duas perguntas// Gabriel Grossi

Sua ligação com o pop rock vem de quando?
Acho que desde sempre (risos). A partir do momento em que comecei a decidir o que ia ouvir e a construir uma personalidade musical, me lembro de optar por esses gêneros musicais. Sou de Brasília, cidade de alma rock/instrumental. Sinto que aproveitei e captei algumas das melhores coisas da rica atmosfera musical do planalto.

Qual foi o critério para a escolha das músicas do Re Disc Cover?
São músicas que marcaram minha vida. Composições que se tornaram atemporais e que nunca saíram da minha cabeça. Enxergo e ouço elas além de uma delimitação de um gênero. São músicas que rompem esses estilos e paradigmas mas que ao mesmo tempo ajudaram a construir essas vertentes.

Re Disc Cover
CD de Gabriel Grossi com releituras de clássicos do pop rock internacional. Lançamento da gravadora Audio Porto nas plataformas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação