Literatura

Manuscrito de Clarice Lispector ganha edição de luxo na França

A publicação do manuscrito de 'A hora da estrela' foi feita pela editora Les Saint Pères e celebra o centenário de Clarice Lispector

Correio Braziliense
postado em 03/05/2021 11:41 / atualizado em 03/05/2021 11:46
O manuscrito tem anotações e correções feitas de próprio punho pela autora -  (crédito: EDUSP/Reprodução)
O manuscrito tem anotações e correções feitas de próprio punho pela autora - (crédito: EDUSP/Reprodução)

Publicado na França nesta segunda-feira (3/5), o manuscrito de A hora da estrela, de Clarice Lispector, chega ao mercado francês pela editora Saint Pères, especializada na restauração de rascunhos de grandes escritores e cientistas.

O manuscrito de Lispector deu origem a uma edição de luxo de um livro-objeto que conta com rascunho, correções e notas feitas pela autora, além de apresentar variações em alguns trechos da história em relação à versão final publicada.

Esse é o primeiro texto em língua portuguesa publicado pela editora francesa e vem como uma comemoração tardia ao centenário da escritora brasileira. A publicação foi uma ação conjunta do Brasil, Portugal e França. O centenário de nascimento de Clarice Lispector foi comemorado em 2020, com várias ações e reedições no mercado editorial. 

A editora Les Saint Pères possui um vasto catálogo com manuscritos como o de A peste, de Albert Camus, de Mrs. dalloway, de Virginia Woolf, de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust e de Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação