Samba

Concurso Festival Samba da Guariba chega à final neste sábado (22/5)

O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube.

Correio Braziliense
postado em 18/05/2021 15:58 / atualizado em 18/05/2021 15:58
 (crédito: Divulgação/ Festival Samba da Guariba)
(crédito: Divulgação/ Festival Samba da Guariba)

O festival criado pelo Grêmio Recreativo Carnavalescos Unidos de Vicente Pires (Gruvip) e pelo Coletivo Samba da Guariba, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia do DF (Secec), tem como objetivo atender aos músicos, sambistas e compositores do Distrito Federal e região no momento de pandemia de covid-19. Dessa forma, o Festival Samba de Guariba, proclamado "maior festival de samba autoral de Brasília", apresenta a última etapa do evento, que foi dividido em seis partes, neste sábado (22/5), em uma live gratuita transmitida pelo canal do YouTube.

Durante as seis etapas do festival, diversos sambistas e compositores da cidade se apresentaram e a última transmissão deste sábado vai consistir na premiação ao vivo com a apresentação dos finalistas. A votação para escolher as melhores composições foi feita durante esta semana e o público escolheu as dez composições que disputarão o prêmio. Os vídeos dos finalistas estão disponíveis no canal do YouTube do Samba da Guariba. O festival dará a premiação às três primeiras composições campeãs. Duas serão escolhidas pelo júri profissional e a outra, por votação popular na web. Os valores para cada categoria serão de R$ 3 mil.

Os compositores finalistas foram escolhidos pelo júri técnico e tiveram a possibilidade de gravar em estúdio, onde foram feitos os arranjos profissionais e as gravações audiovisuais. Assim, o público pode votar nos finalistas preferidos, o que possibilita a difusão desse conteúdo em diversas plataformas virtuais.

Finalistas

A compositora Jah Soares teve uma das composições selecionadas pelo júri técnico para a disputa do prêmio. Para a artista, um festival como esse proporciona ao público amante do samba e da cultura em geral o descobrimento de novos compositores. “Isto movimenta uma paixão que o povo do DF tem pelo estilo, além de descentralizar cada vez mais a produção cultural, sobretudo deste grande ícone nacional, que é o samba. Aproveitando também para trazer um samba 100% feito no cerrado, local de grandes compositores e nomes importantes da música brasileira”, ressaltou a compositora em nota.

Fabinho Samba, outro artista selecionado desta edição, também destaca a importância do evento. “A cultura fica gigante quando se expande para cidades satélites. É muito difícil ter acesso aos materiais e documentos que se precisa para realizar um evento desse porte. Primeiro ponto é que a organização faz parte de um movimento cultural da Ceilândia, de uma cidade satélite, saindo um pouco do cenário de plano piloto e descentralizando. E para os compositores(as), cantores(as), músicos e musicistas, este concurso de samba é uma excelente oportunidade para levar o arroz e o feijão pra casa e mostrar nosso trabalho”, comemora Fabinho em nota.

Os finalistas do concurso de samba autoral do Festival Samba de Guariba.
Os finalistas do concurso de samba autoral do Festival Samba de Guariba. (foto: Reprodução/Festival Samba de Guariba)

O evento vem seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pela Secretaria de Cultura e de Saúde e é totalmente gratuito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação