Mês do Orgulho

Autora Giulianna Domingues estreia romance com protagonismo LGBTQIA+

‘Luzes do norte’ é o primeiro livro da paulistana Giulianna Domingues. Ao Correio, a autora apresenta a história de duas mulheres apaixonadas em romance inspirado pela aurora boreal

Millena Brasil*
postado em 01/06/2021 10:00
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Com o livro de estreia Luzes do norte, a escritora bissexual Giulianna Domingues garante representatividade LGBTQIA+ no cenário da literatura nacional. Inspirada pelo fenômeno da aurora boreal, a ficção explora mistério e romance entre duas mulheres apaixonadas.

Durante uma visita ao Alasca, Giulianna lembrou do mito do lobisomem, em que a lua transforma uma pessoa em lobo e se perguntou se a aurora boreal também não teria o poder de transformar alguém. “Quando eu vi aquilo, foi uma sensação mágica, não existe outra explicação’”, conta ao Correio.

Giulianna descreve as protagonistas Dimitria Coromandel e Aurora van Vintermer como mulheres imperfeitas, da mesma forma que ela se identifica. “Todo autor coloca um pouco de si nas personagens”, afirma. Dimitria teve uma vida muito difícil e isso fez com que ela perdesse a esperança no amor. Por isso, tem medo de se apaixonar. Já Aurora sempre viveu bastante protegida e sente que não possui muitas escolhas. Ao mesmo tempo que quer ser livre, se sente presa. Para a autora, “as duas se complementam muito bem”.

A autora, também leitora de fantasia, sente falta de mais visibilidade no gênero. “Hoje, a literatura LGBT trata sobre como se descobrir LGBT, sair do armário, contar para a família'', comenta. “Eu queria contar uma história sobre duas mulheres que se apaixonaram e não queria ter que explicar isso.”

Embora a representatividade esteja, cada vez mais, ganhando espaço na cena literária, o percentual ainda é pouco para abarcar toda a criação. Quando questionada sobre a produção de literatura no Brasil, especialmente com foco LGBTQIA+, a paulistana declara que o nicho está cada vez mais forte e independente. “Isso me deixa muito feliz, ver essa comunidade florescer”, relata.

A escritora revela que não quer parar de contar histórias, e, no momento, está trabalhando no segundo e no terceiro livro: uma fantasia com inspiração brasileira e outra focada nos contos de fadas. “Eu posso dizer que de onde veio Luzes do norte vem muito mais”, conclui.

Capa da ficção Luzes do norte, com ilustração de Taíssa Maia
Capa da ficção Luzes do norte, com ilustração de Taíssa Maia (foto: Divulgação)

Luzes do norte

De Giulianna Domingues, com 349 páginas (E-book). À venda na Amazon. Preço: R$ 11,99

*Estagiária sob a supervisão de

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação