NOVA

'Irmão de Alma', de David Diop, ganha o Internacional Booker Prize

Escritor franco-senegalês venceu o Internacional Booker Prize. um dos prêmios literários mais importantes da língua inglesa, com romance sobre um combatente no exército francês na Primeira Guerra

Agência Estado
postado em 03/06/2021 13:52 / atualizado em 03/06/2021 13:53
 (crédito: Alice Joulot)
(crédito: Alice Joulot)
Irmão de alma, segundo romance do escritor franco-senegalês David Diop, venceu o International Booker Prize. A premiação é um braço do Booker Prize e reconhece a melhor obra estrangeira traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido e Irlanda.
Publicado no Brasil pela Nós e vencedor, anteriormente, em 2019, do Prêmio Literário Choix Goncourt du Brésil, Irmão de alma é um livro sobre a Primeira Guerra que mostra o conflito pelo olhar de um combatente senegalês no exército francês que vê seu melhor amigo ser morto e vai sofrer as consequências psiquicas do trauma.
O prêmio de 50 mil libras será dividido entre autor e a tradutora Anna Mocschovakis.
David Diop nasceu em Paris e foi criado no Senegal. Ele é professor na Universidade de Pau e Pays de l'adour, onde sua pesquisa inclui tópicos como a literatura francesa do século 18 e as representações europeias da África nos séculos 17 e 18.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.