Bonequeiros

Live reúne grupos de mamulengo em apresentação de cenas curtas

Ciranda Portal do Mamulengo vai apresentar cenas curtas criadas por grupos de teatro de bonecos.Intenção é homenagear mestres da cultura popular

Correio Braziliense
postado em 11/06/2021 10:51 / atualizado em 11/06/2021 10:51
O Mamulengo sem Fronteiras é um dos herdeiros de Chico Simões no DF -  (crédito: Diego Bressane)
O Mamulengo sem Fronteiras é um dos herdeiros de Chico Simões no DF - (crédito: Diego Bressane)

Os grupos Mamulengo presepada, Lumiato, Titeritar e Mamulengo sem fronteiras participam de uma live, no domingo (13/6), às 17h, para levar para o público brincante uma seleção de cenas curtas de teatro de bonecos. A Ciranda Portal do Mamulengo será apresentada nas redes sociais do Portal do Mamulengo e tem curadoria do mestre Chico Simões e da professora e bonequeira Izabela Brochado. O grupo Voar Teatro de Bonecos vai fazer a recepção dos grupos convidados.

A ideia do evento on-line é homenagear os mestres da arte do teatro de bonecos no DF. A apresentação ficará por conta do boneco Alceu e as companhias vão se revezar em apresentações de pequenas cenas especialmente criadas para a Ciranda. O mamulengo foi reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto Histórico do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) em 2015 e é uma arte praticada em diversas regiões do país.

O grupo Mamulengo Presepada foi criado nos anos 1980, em Taguatinga, pelo ator Chico Simões com a intenção de celebrar a arte do teatro de bonecos Nordestino e, desde então, o grupo já visitou 25 países e criou raízes no DF. também do DF, a Cia. Titeritar é especializada em teatro de brincadeira para crianças e tem um repertório com mais de oito espetáculos, entre eles Pedro e o lobo. Com mais de 18 anos de estrada e seis integrantes, o Mamulengo sem Fronteiras foi criado por Walter Cedro em 1996 e participa da live com a cena de Exemplos de Bastião.

Live Ciranda do Portal do Mamulengo
Com cenas curtas dos grupos Mamulengo Presepada, Lumiato, Titeritar e Mamulengo sem fronteiras. Domingo (13/6), às 17h, no canal do YouTube Portal do Mamulengo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação