MÚSICA

Gilberto Gil lança 'São João em Araras' reverenciando suas referências do forró

As canções do imortal Luiz Gonzaga são o principal destaque do trabalho, que também conta com obras de Zé Ramalho,Targino Gondim e Caetano Veloso

» Irlam Rocha Lima
postado em 25/06/2021 06:06
O cantor baiano celebra amanhã 79 anos com CD carregado de forró -  (crédito: photo © @hallit/Divulgação)
O cantor baiano celebra amanhã 79 anos com CD carregado de forró - (crédito: photo © @hallit/Divulgação)

“Eu e o sertão/ Tu, tua emoção/ Nós e o São João/ Mas não pode não...” Este é um trecho da letra de Fé na festa, canção de Gilberto Gil feita para álbum homônimo, lançado em 2001. A música deu nome, também, à turnê que levou o cantor e compositor baiano a percorrer algumas cidades brasileiras naquele ano, no período dos festejos juninos. O show foi visto pelo brasiliense num festival que ocorreu no Ceilanbódromo, em Ceilândia.

Dez anos depois, o Fé na festa volta a fazer parte do repertório do novo trabalho do artista baiano, o São João em Araras, gravado ao vivo em 2020, no sítio que ele possui na cidade da região serrana do Rio de Janeiro. O verso da citada canção soa agora, em tempo de pandemia, como algo ligado à premonição. Com esse CD, já disponível nas plataformas digitais, Gil celebra 79 anos de profícua existência — completados amanhã.

São João em Araras permite reverenciar uma das suas principais referências musicais de Gil, o imortal Luiz Gonzaga, a quem, ainda criança, costumava ouvir no serviço de autofalante de Ituaçú, cidade do interior da Bahia. Nada menos que oito das 16 músicas do repertório têm a assinatura do Rei do Baião, compostas só por ele e com parceiros como Humberto Teixeira e Zé Dantas. Entre elas estão Respeita Januário, Asa Branca, Assum Preto, Qui nem jiló, Xote das meninas e Olha pro céu — considerada a mais simbólica canção dos folguedos juninos.

Gilberto Gil incluiu também no set list clássicos da importância de Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia), Pedras que cantam (Zé Ramalho), Esperando na janela (Targino Gondim); além da autoral Toda menina baiana e São João Xangô Menino, que compôs com Caetano Veloso. Neste projeto, o cantor tem a companhia de Bem Gil (guitarra e responsável também pela produção), José Gil (percussão e vocal), Mestrinho (sanfona), Jorginho Gomes (zabumba) e Nara Gil (backing vocal). Há, ainda, a participação de Preta Gil.

Embora tenha o nome ventilado para ocupar uma das vagas abertas na Academia Brasileira de Letras (ABL), o eterno tropicalista ainda não se permitiu comentar sobre o assunto. O que tem ocupado parte do seu tempo no momento é a elaboração de Nós, a gente, uma série de tevê com 10 episódios, que começa a ser gravada no final deste mês. Já devidamente vacinado, Gil faz planos para excursão com os filhos, netos e bisneta durante o verão europeu de 2022.

São João em Araras

Álbum de Gilberto Gil, gravado
ao vivo, lançamento da GG
Produções Artísticas, já disponível nas plataformas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação