Patrimônio

Inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021 estão abertas

A 34° edição do Prêmio Rodrigo contará com uma categoria para reconhecer iniciativas adaptadas ao contexto da pandemia

Correio Braziliense
postado em 07/07/2021 16:55 / atualizado em 07/07/2021 16:56
As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto -  (crédito: Edgar Rocha/Divulgação)
As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto - (crédito: Edgar Rocha/Divulgação)

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que reconhece ações de excelência na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, está com inscrições abertas. A 34° edição do prêmio contará com uma nova categoria que vai destacar ações realizadas no contexto da pandemia.

Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Prêmio Rodrigo é a maior iniciativa nacional na área do Patrimônio Cultural. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de agosto.

“O setor cultural foi um dos mais penalizados no contexto da pandemia. Nesse sentido, é importante que o Prêmio Rodrigo reconheça as iniciativas que, mesmo em circunstâncias adversas, se adaptaram e contribuíram para permanência e continuidade de nossas referências culturais, atuando em sua preservação e salvaguarda”, explicou o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Raphael Hallack em material de divulgação.

O prêmio de R$ 20 mil pode ser disputado por ações desenvolvidas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas a menção honrosa, segmento no qual não há remuneração em espécie. A participação de ações contempladas por outros editais e chamamentos públicos do Iphan nos últimos cinco anos são vetadas.

Para participar,  é preciso preencher o formulário de inscrição, disponível no site do Iphan até o dia 15 de agosto. As ações serão avaliadas, inicialmente, nas comissões estaduais e as iniciativas selecionadas serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural.

O resultado da etapa regional está previsto para final de outubro. Já as dez ações vencedoras em nível nacional e as duas menções honrosas serão divulgadas em dezembro.

A comissão organizadora do concurso vai realizar uma live na quarta-feira (7/7), às 17h no canal do YouTube do Iphan para tirar dúvidas sobre a participação e detalhar normas no edital.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação