Música

Rogério Caetano lança álbum autoral com destaque para solos de violão 7 cordas

Bacharel em composição pela UnB, Rogério Caetano apresenta um trabalho com referências em Heitor Villa-Lobos, Agustin Barrios, Radamés Gnattali, Hélio Delmiro e Marco Pereira

Irlam Rocha Lima
postado em 16/09/2021 06:00
Rogério Caetano lança álbum com 10 faixas nas plataformas digitais -  (crédito: Guido Castello/Divulgação)
Rogério Caetano lança álbum com 10 faixas nas plataformas digitais - (crédito: Guido Castello/Divulgação)

O violão 7 cordas de aço acaba de ganhar um papel inédito, como instrumento solo. O responsável por desenvolver essa nova linguagem é Rogério Caetano. Músico, compositor e arranjador goiano que iniciou a carreira em Brasília, radicado no Rio de Janeiro desde a década passada. Ele demonstra isso ao lançar nas plataformas digitais um álbum com 10 faixas — todas autorais — no qual exibe o conhecimento dos mais diversos gêneros da MPB.

Rogério deixa claro que, para desenvolver esse trabalho, se valeu da influência recebida de mestres violonistas, entre os quais Dino 7 Cordas e Raphael Rabello. Na parte de composição cita como referências Heitor Villa-Lobos, Agustin Barrios, Radamés Gnattali, Hélio Delmiro e Marco Pereira. “Eles contribuíram decisivamente para que eu me interessasse pelo violão e me descobrisse como compositor”, ressalta.

Entre as músicas selecionadas pelo violonista para Rogério Caetano Solo (título do CD) estão Valsa do tempo (que abre o repertório), Choro bruto, Forró das palmas e Bem- vindo, Lembrança boa e Tema das águas. A elas se juntam as que compôs para artistas de sua admiração: Dino 100 anos e Valsa D’Yamandu. Algumas ele criou há algum tempo, mas há as que foram feitas mais recentemente.

Bacharel em composição pela Universidade de Brasília, Rogério Caetano tornou-se mestre em música, após estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com carreira iniciada na década de 1990, o instrumentista pertence à geração de músicos que tem como outros destaques Hamilton de Holanda, Fernando César, Daniel Santiago — todos originários de Brasília — , o gaúcho Yamandu Costa e o pernambucano Eduardo Neves. Ele lançou 10 discos, sendo alguns em duo e trio; e é autor, com Marco Pereira, do método de ensino dedicado ao estudo de violão.

Rogério Caetano Solo
Álbum com 10 faixas. Lançamento da Biscoito Fino nas plataformas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação