Processo

Lenda soviética do xadrez processa Netflix pela série 'O Gambito da Rainha'

A denúncia de Gaprindashvili lembra que a jogadora de xadrez, de 80 anos, competiu contra dezenas de jogadores masculinos de destaque e chegou a derrotar 28 deles ao longo de sua carreira

Agência France-Presse
postado em 17/09/2021 11:34 / atualizado em 17/09/2021 11:34
 (crédito: VANO SHLAMOV / AFP)
(crédito: VANO SHLAMOV / AFP)

A georgiana Nona Gaprindashvili, lenda soviética do xadrez, exige cinco milhões de dólares (4,24 milhões de euros) da Netflix ao acusar a plataforma de ter descrito sua carreira de forma "sexista e difamatória" na série de sucesso "O Gambito da Rainha".

"A Netflix mentiu descarada e deliberadamente sobre o sucesso de Gaprindashvili", afirma o documento do processo, obtido pela AFP.

Na série, transmitida pela plataforma com sede na Califórnia, uma personagem afirma que a campeã georgiana "nunca enfrentou homens" em uma competição.

Essa acusação "é manifestamente falsa, além de grosseiramente sexista e difamatória", destaca a jogadora de xadrez em uma denúncia registrada na quinta-feira em um tribunal da Califórnia.

A denúncia de Gaprindashvili lembra que a jogadora de xadrez, de 80 anos, competiu contra dezenas de jogadores masculinos de destaque e chegou a derrotar 28 deles ao longo de sua carreira.

"Para piorar, a Netflix descreve Gaprindashvili como russa, apesar de saber que é georgiana e que os georgianos sofreram a dominação russa quando faziam parte da União Soviética", acrescenta a defesa da campeã.

Em um comunicado, a Netflix informou que tem "o maior respeito pela senhora Gaprindashvili e sua carreira brilhante", mas estimou que "esta denúncia não tem fundamento". A plataforma acrescentou que se defenderá de forma "enérgica".

Nascida em 1941 em Zugdidi, no oeste da Geórgia, Gaprindashvili jogou xadrez desde os 13 anos. Em 1977, se tornou a primeira mulher a obter o título de grande mestre nesta disciplina.

Também conquistou o Campeonato Mundial feminino aos 20 anos e defendeu com sucesso seu título quatro vezes, antes de perder o trono em 1978 para outra compatriota de 17 anos, Maia Chiburdanidze.

Segundo a Netflix, a série "O Gambito da Rainha" quebrou recordes ao alcançar 62 milhões de visualizações em 28 dias depois de seu lançamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação