Gordofobia

Bailarina plus size vence processo após ataques gordofóbicos de humorista

Nas redes sociais, bailarina comemorou a decisão e deixou um recado aos seguidores: "lutem pelos direitos de vocês"

Amanda Oliveira
postado em 06/10/2021 15:12
 (crédito: Reprodução / Redes sociais )
(crédito: Reprodução / Redes sociais )

A bailarina plus size Thais Carla venceu o processo judicial aberto após receber série de ataques gordofóbicos incitados e iniciados pelo humorista Léo Lins, do programa “The Noite”, do SBT. O resultado da ação foi publicado na última segunda-feira (4/10).

Os comentários surgiram por conta de um vídeo em que a bailarina fala sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas gordas ao utilizar poltronas de avião. O humorista terá que pagar uma indenização de R$ 5 mil sem direito a recurso.

Na decisão, os juízes Francinaldo Santos Palmeira e Carolina Almeida da Cunha Guedes, da 4ª Vara Cível do Sistemas de Juizados Especiais, da Comarca de Salvador, concluíram que as declarações do humorista foram ofensivas e incitaram outras pessoas a atacarem a dançarina.

“O réu exalou inequívoca gordofobia, inclusive encorajando que as pessoas inscritas nas suas redes sociais publicassem mensagens igualmente ofensivas contra ela [...] É dever estatal proteger as minorias. Dessa maneira, não é tolerável o discurso de ódio ou quaisquer atividades nocivas à Dignidade do Outro. Liberdade de expressão não é um salvo-conduto para humilhar, expor à execração pública”,

Segundo os magistrados, Léo, que já é conhecido por promover uma série de piadas contra minorias, além de ter utilizado a imagem de Thais sem autorização, tirou nítido proveito econômico da situação. 

Em seu perfil no Instagram, Thais Carla comemorou a decisão e deixou um recado para os seguidores: “E, agora, vocês já sabem: lutem pelos direitos de vocês! Espero que essa ação sirva para inspirar muitas outras pessoas. Ninguém pode nos ofender livremente e achar que 'tudo bem'. Fiz isso não só por mim, mas por todas pessoas gordas que sofrem ataques. Não merecemos viver isso caladas”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação