Cultura

Prêmio Nobel de Literatura 2021: quem é o autor Abdulrazak Gurnah

Abdulrazak Gurnah, nascido na Tanzânia, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2021

BBC
BBC Geral
postado em 07/10/2021 10:14 / atualizado em 07/10/2021 10:15
Getty Images
 -
Getty Images -
O romancista Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2021 nesta quinta-feira (07/10).

Ao anunciar o prêmio, a Academia Sueca elogiou Gurnah por retratar os "efeitos do colonialismo" de forma "intransigente e compassiva". O prêmio tem hoje o valor de 10 milhões de coroas suecas (R$ 6,2 milhões).

Autor de 10 romances, Gurnah tem hoje 73 anos. Seus livros mais famosos são Paradise (Paraíso, sem edição em português) e Desertion (Deserção, também sem edição em português).

Publicado em 1994, Paradise conta a história de um menino que cresceu na Tanzânia no início do século 20. O livro ganhou o Booker Prize, marcando a revelação de Gurnah como escritor.

"A dedicação de Abdulrazak Gurnah à verdade e sua aversão à simplificação são impressionantes", disse o Comitê do Nobel de Literatura.

"Seus romances fogem de descrições estereotipadas e abrem nosso olhar para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo."

"[Seus] personagens se encontram em um hiato entre culturas e continentes, entre uma vida que existia e uma vida que surge; em um estado de insegurança que nunca pode ser resolvido."

Nascido na cidade tanzaniana de Zanzibar em 1948, Gurnah foi para o Reino Unido como refugiado no final dos anos 1960. Na Inglaterra, se tornou professor de Inglês e Literaturas Pós-Coloniais na Universidade de Kent, onde se aposentou há pouco tempo.

Livros escritos por ele em exibição
Getty Images
Gurnah publicou dez romances

Os prêmios Nobel, concedidos desde 1901, reconhecem realizações em literatura, ciência, paz e economia.

Vencedores anteriores incluíram romancistas como Ernest Hemingway, Gabriel García Márquez e Svetlana Alexievich, contistas como Alice Munro e poetas como Pablo Neruda.

Também foram premiadas pessoas em outras áreas. O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill, por exemplo, venceu o prêmio por suas memórias. O músico Bob Dylan foi premiado por suas letras e Bertrand Russell por sua filosofia. O primeiro escritor em língua portuguesa a vencer o prêmio foi José Saramago, em 1998.

O Nobel de Literatura do ano passado foi ganho pela poetisa americana Louise Gluck.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC