Réplica

Réplica 'excepcional' da 'Mona Lisa' será leiloada em Paris

Uma cópia da "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci, pintada em 1600 e de qualidade "excepcional", será leiloada no dia 9 de novembro

Agence France-Presse
postado em 29/10/2021 18:04 / atualizado em 29/10/2021 18:04
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Uma cópia da "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci, pintada em 1600 e de qualidade "excepcional", será leiloada no dia 9 de novembro pela casa de leilões Artcurial em Paris, depois de ser exibida em Viena e Bruxelas.


Com o mesmo traço fino, o mesmo sorriso ambíguo e o mesmo fundo desfocado graças à técnica do "sfumato", esta obra é uma imitação quase perfeita do famoso quadro de Da Vinci.


Ela ficou em exibição até o final de outubro em Bruxelas e agora será transportada para a capital francesa.


“É comum ver réplicas da 'Mona Lisa', mas esta se destaca por seu formidável estado de conservação e, acima de tudo, por ter sido pintada em um painel de carvalho”, explicou à AFP o curador do leilão, Matthieu Fournier.


A réplica foi feita apenas um século após a criação da obra original (1503-1506) e o artista "se impregnou totalmente da obra do mestre, o que é impressionante", diferente de outras cópias em que o pintor "cometia erros e traía a época de execução da obra original", acrescentou o curador.


Embora o nome de seu autor seja desconhecido, a réplica é atribuída à "École de Fontainebleau", que reuniu um grupo de artistas do século XVI no castelo de Fontainebleau, no sudeste de Paris, onde estava exposta a "Mona Lisa" entre os reinados de Francisco I e Luís XIV.


“Este quadro é tão fiel que tinha que ser pintado em frente ao original (...). Ele nos mostra o que era a Gioconda no momento em que a cópia foi feita”, disse Fournier.


A reprodução foi encontrada há seis meses, durante um inventário familiar. Seu preço estimado varia entre 150.000 e 200.000 euros, mas a devoção por Da Vinci pode disparar seu valor final no leilão.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação