Imortal

Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL)

Atriz foi eleita com 32 votos, em votação quase unânime. Atriz vai ocupar a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL)

Nahima Maciel
postado em 04/11/2021 17:20 / atualizado em 04/11/2021 17:20
Fernanda Montenegro foi eleita em votação quase unânime na ABL -  (crédito: Reprodução / Redes sociais)
Fernanda Montenegro foi eleita em votação quase unânime na ABL - (crédito: Reprodução / Redes sociais)

A atriz Fernanda Montenegro, 92 anos, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (4/11). A atriz vai ocupar a cadeira 17, que foi de Afonso Arinos de Mello Franco, morto em março de 2020. A eleição foi praticamente unânime, com 32 votos a favor do total de 34. Dois votos foram em branco. Para ser eleita, ela precisava de, pelo menos, metade dos votos. 

Como manda a tradição da ABL, os candidatos não podem estar presentes no momento da votação. Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz disse que fica espantada de a academia escolher uma atriz como imortal, já que a arte de atuar é efêmera e não imortal. Ela também comentou o aumento da presença de mulheres na ABL e lamentou o governo do presidente Jair Bolsonaro. 

Fernanda Montenegro era a única candidata a essa eleição da ABL. Outros nomes que cogitaram concorrer retiraram a candidatura quando souberam que a atriz era uma das concorrentes. Ignácio de Loyola Brandão, eleito imortal em 2019, contou, em entrevista ao Correio Braziliense, que ele mesmo quase retirou a própria candidatura quando soube, na época, que a atriz tinha intenção de concorrer. “Fernanda me mandou um recado: ‘vá em frente, depois nos encontramos’. Era uma mensagem alegre, cordial, otimista. Ela seria eleita, sem dúvida, mas eu era incerteza. Deu no que deu, fui eleito por unanimidade. Agora, espero a chegada dela”, contou Loyola.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação