ACADEMIA DE LETRAS

Paulo Niemeyer Filho eleito na ABL

Correio Braziliense
postado em 19/11/2021 00:01

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, ontem, o novo ocupante da Cadeira 12 de seu quadro de membros efetivos. O vencedor foi o médico e escritor Paulo Niemeyer Filho, que recebeu 25 votos em sessão híbrida no Petit Trianon, no Rio de Janeiro. Participaram da eleição 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual, com uma abstenção por motivo de saúde.

"Paulo Niemeyer entra para a Academia Brasileira de Letras como agente da ciência e da cultura, em sintonia com o humanismo e a modernidade. Sua presença reafirma o compromisso desta Casa com o conhecimento integral, de que ele, Paulo, é mestre consumado", declarou o presidente da ABL, Marco Lucchesi, no site da instituição.

O novo acadêmico Paulo Niemeyer Filho, depois da recente eleição de Fernanda Montenegro e Gilberto Gil, entra na vaga de Alfredo Bosi, falecido em abril deste ano. Os ocupantes anteriores da cadeira 12 foram: Urbano Duarte (fundador), Augusto de Lima, Vítor Viana, José Carlos de Macedo Soares, Abgar Renault e Dom Lucas Moreira Neves.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação