Consciência Negra

Camila de Lucas investe no discurso de empoderamento negro e feminino

A influencer Camila de Lucas vive momento de grande exposição e aproveita para conquistar engajamento no empoderamento negro e feminino

Naum Giló*
postado em 30/12/2021 06:19
Camilla de Lucas viu sua carreira decolar após sua participação no BBB 21 -  (crédito: Thiago Bruno/Divulgação)
Camilla de Lucas viu sua carreira decolar após sua participação no BBB 21 - (crédito: Thiago Bruno/Divulgação)

Destaque na passarela da São Paulo Fashion Week 2021, Camilla de Lucas passa por um ótimo momento na carreira. A influencer começou a ser amplamente conhecida por todo o Brasil depois da sua participação no Big Brother Brasil 21, do qual foi vice-campeã. No entanto, o sucesso na internet é mais longevo. Em 2017, começou a produzir conteúdo com dicas de beleza e de cuidados com cabelos crespos. O incentivo de outras mulheres a fez decidir criar um canal no YouTube, que hoje conta com 2,58 milhões de inscritos.

O boom veio durante o isolamento social na pandemia, quando enxergou no Tik Tok a oportunidade de produzir vídeos engraçados, que divertissem seus seguidores. Entre os seguidores nas redes sociais, nomes ilustres como as atrizes Regina Casé, Thaís Araújo, o cantor Péricles e Giovanna Ewbank. A visibilidade a levou a ser uma das moradoras da "casa mais vigiada do Brasil". Atualmente, tem 11 milhões de seguidores no Instagram, 5 milhões no TikTok e 2,3 milhões no Twitter.

Após o BBB, Camilla vem surfando na fama, com direito a contrato com a TV Globo e o posto de apresentadora do The Masked Singer Brasil, onde entrevistava as celebridades desmascaradas nos bastidores do programa. Além das aparições na televisão, de Lucas também se encontrou no mundo da moda. Vários de seus clicks fotográficos para revistas viralizaram nas redes, tornando-se um símbolo de empoderamento negro e feminino. Ela conta que, mesmo se identificando com o mundo da moda desde sempre, não vai deixar de lado os conteúdos de humor e beleza para a internet. "Depois do programa (BBB), outras oportunidades foram surgindo e eu as abracei. Gosto de me desafiar a fazer coisas novas", explica.

Camilla também vem conquistando grande espaço dentro do mercado publicitário, com parcerias fechadas com marcas como Foreo, Nike Authentic Feet, Vult, C&A, Avon e outras.

Negritude

Recentemente, Camilla de Lucas anunciou a conclusão da transição capilar. Ela passou anos aplicando produtos químicos nos cabelos para mantê-los lisos. "Eu me sinto aliviada, porque a transição capilar é difícil, muitos desafios no meio do caminho, vontade de desistir, tem a parte de aceitar meu cabelo como ele é", afirma Camilla, que quer inspirar outras meninas pretas. "Que elas saibam que não tem nada de errado com o próprio cabelo, que ele é lindo do jeito que é. E, reconhecendo isso, elas possam usar o cabelo como quiserem."

Segundo a influencer, a fama e o reconhecimento não a livraram de sofrer racismo. "Em algumas situações, por ser conhecida, as pessoas pensam duas vezes antes de falar, mas, mesmo assim, ainda acontece e eu sei que sempre vai acontecer, enquanto o racismo existir", analisa.

*Estagiário sob a supervisão

de Severino Francisco

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação