Literatura

Romance de autor do Timor Leste ganha primeiro lugar no Prêmio Oceanos

Luis Cardoso venceu o Prêmio Oceanos com o romance O plantador de abóboras, cuja narrativa recupera o violento passado colonial do Timor Leste

Correio Braziliense
postado em 08/12/2021 16:36 / atualizado em 08/12/2021 16:37
 (crédito:  Daniel Rocha)
(crédito: Daniel Rocha)

Primeiro escritor asiático a vencer uma das premiações literárias mais importantes do século 21, o timorense Luis Cardoso ganhou o primeiro lugar no Oceanos com o romance O plantador de abóbora, publicado em Portugal pela Editora Abysmo. Segundo o júri, formado pelos brasileiros Itamar Vieira Junior, Julián Fuks, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger, pelos portugueses António Guerreiro e Golgona Anghel e pela angolana Ana Paula Tavares, o livro de Cardoso venceu pela habilidade narrativa ao contar uma história marcada pela violência do passado colonial do Timor Leste.

Segundo Itamar Vieira Junior, “é um romance que nos lembra que a língua portuguesa permanece viva e ganhou densidade e profundidade em cada fração de terra onde é falada. É um romance que nos faz refletir também que a história de uma personagem nunca é solitária – é uma história que carrega consigo a história de sua comunidade, de seu povo e, neste caso, a história de um país: o Timor-Leste”.

Em segundo lugar ficou o escritor e professor brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, com O ausente, publicado pela Relicário. Primeiro volume de uma trilogia sobre a liberdade e um universo rural intimista e místico, o romance passeia pela fronteira entre a prosa e a poesia em um exercício de linguagem e de manejo da escrita construída em um contínuo fluxo narrativo.

O português Gonçalo M. Tavares ficou em terceiro lugar com O osso do meio, romance que convida o leitor a adentrar um mundo aterrorizante e, com uma linguagem dura e contundente, questiona o limite do humano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Escritor brasileiro Edimilson de Almeida
    Escritor brasileiro Edimilson de Almeida Foto: Carlos Mendonça
  • Escritor português Gonçalo M. Tavares
    Escritor português Gonçalo M. Tavares Foto: Arlindo Camacho
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação