O projeto Sessões Verberenas se despede de 2021 com a disponibilização do filme Yãmiyhex: as mulheres-espírito, gratuitamente, de sexta (10/12) a domingo (12/12). O documentário é dirigido pelo casal Sueli e Isael Maxakali e estará na plataforma https://todesplay.com.br/.
Yãmiyhex: as mulheres-espírito mostra os preparativos e a grande festa para a despedida das yãmiyhex (mulheres-espírito), na Aldeia Verde (MG). Elas saem da cidade, mas sempre voltam para matar as saudades da família. Isso faz com que a aldeia esteja sempre repleta de mulheres-espíritos.
O Sessões Verberenas exibiu em 2021 longas-metragens dirigidos por mulheres. A programação do projeto ainda inclui debates e publicações com resenhas, críticas e textos diversos – disponíveis em verberenas.com. Desta vez, no domingo (10/12), às 18h, as convidadas serão Letícia Bispo, editora-curadora do Verberenas e mestranda no PPGCOM/UFMG, e Júnia Torres, documentarista, antropóloga com doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, integrante da Associação Filmes de Quintal, e programadora de mostras de cinema dedicadas às realizações de autoria indígena.
"Será incrível encerrar as Sessões Verberenas com este filme de Sueli e Isael Maxakali. É uma porta de entrada para outro modo de ver o mundo e há os limites a serem respeitados nesse mundo. O respeito aos povos da floresta é um tema urgente", afirma Letícia Bispo, em material de divulgação. "Terminamos as sessões reafirmando a importância do cinema produzido por mulheres de todos os povos, e esperamos que o projeto inspire as pessoas a buscar ativamente esses cinemas, muitas vezes ofuscados pelo mainstream", completa.
SERVIÇO
Projeto Verberenas
Filme Yãmiyhex: as mulheres-espírito - disponível para o público de sexta (10/12) a domingo (12/12), na plataforma https://todesplay.com.br/. Não recomendado para menores de 12 anos. Gratuito.
Debate com Júnia Torres e Letícia Bispo - Domingo, às 18h, no Youtube Verberenas. Gratuito.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.