Exposiçãode escultores no CCBB em 2022

CCBB Brasília recebe obras de escultores brasileiros em 2022

Em 2022 o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília recebe obras do escultor Amílcar de Castro e de cerca de 90 artistas contemporâneos, acervos sob responsabilidade do Ipac

Correio Braziliense
postado em 10/12/2021 19:27
 (crédito: Dom Total/Instituto Amílcar de Castro/Reprodução)
(crédito: Dom Total/Instituto Amílcar de Castro/Reprodução)

Em 2022 o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília recebe obras do escultor Amílcar de Castro. A partir de 22 de fevereiro, o espaço passa a abrigar o Parque das Esculturas, projeto formado por 77 obras do artista que ficarão em exposição por mais de dois anos. Retomando ao mesmo local onde foi exposto em 2000, a exposição conta agora com vários eventos paralelos, como palestras, seminários e oficinas ao longo de todo o ano.

O Parque das Esculturas constitui-se como um tributo à memória do colecionador Márcio Teixeira, falecido em 29 de outubro deste ano. Além das obras de Amílcar de Castro, o acervo do colecionador conta com uma inestimável coleção de obras contemporâneas e da cultura popular brasileira, com mais de dois mil itens.

Além do acervo de Amílcar de Castro, o CCBB também recebe a exposição Espelho labirinto, mostra que reúne as obras de cerca de 90 artistas brasileiros contemporâneos. O acervo faz parte da coleção Sérgio Carvalho (acervo que reúno mais 2300 obras de mais de 180 escultores) e hoje se encontra sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). 

O acervo poderá ser visitado nas galerias 1 e 2 e no pavilhão de vidro do CCBB Brasília, de 18 de janeiro a 13 de março de 2022. A curadoria é de Vicente de Mello e de Aldones Mino.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação