Cinema

Mostra virtual 'Filmes e vídeos de artistas' estreia nesta quinta (16/12)

Mostra da instituição Itaú Cultural conta com filmes experimentais produzidos nas últimas seis décadas

Correio Braziliense
postado em 15/12/2021 17:01
Mil Olhos - Lia Chaia -  (crédito: Divulgação)
Mil Olhos - Lia Chaia - (crédito: Divulgação)

A instituição Itaú Cultural lança, nesta quinta-feira (16/12), a mostra Filmes e vídeos de artistas na coleção Itaú Cultural em versão on-line. São 21 filmes produzidos entre 1970 e os anos 2000 que abordam memórias e temáticas sociopolíticas do país.

Após expor cortes do acervo em dez cidades brasileiras, a mostra completa chega ao universo virtual. Os filmes de caráter experimental vinham sendo produzidos desde 1970, mas ficaram à margem do público por décadas até começarem a ser expostos, nos anos 1990. A fuga à censura do regime militar fez com que ficassem guardados na instituição por anos. A nova apresentação da mostra conta com ficha técnica, acessibilidade em Libras, depoimentos em áudio e conexão com a enciclopédia do Itaú Cultural, que contém informações sobre os artistas.

A versão on-line conta com passeio por um percurso dividido em quatro núcleos temáticos. Ambientes virtuais foram criados com diferentes cores para separar os temas. No ambiente lilás, O corpo como metáfora, as obras refletem sobre o audiovisual como um meio de descobertas; no ambiente azul, Poética da visualidade abriga trabalhos dos últimos 20 anos que exploram o lado poético e onírico da imagem e o som; o ambiente verde, Cultura e política: identidades, tem forte discurso sócio-político sobre o Brasil; o ambiente rosa, Memória e subjetividade, reúne temas como lembranças, sonhos, afeto e fantasia.

A mostra completa estará disponível no site da instituição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação