Arte

Ricardo Caldeira lança livro com pinturas e textos ensaísticos

'Vendaval' traz a arte dialogando com uma consciência corporal negra e sexualmente diversa. O evento de lançamento nesta quarta-feira (22/12) terá participação de artistas negros, LGBTQIA+ e periféricos

Correio Braziliense
postado em 20/12/2021 19:44
O artista Ricardo Caldeira lança seu primeiro livro, Vendaval, com pinturas e textos ensaísticos -  (crédito: Magan )
O artista Ricardo Caldeira lança seu primeiro livro, Vendaval, com pinturas e textos ensaísticos - (crédito: Magan )


Na quarta-feira (22/12), o artista visual e escritor Ricardo Caldeira celebra o lançamento do seu primeiro livro, Vendaval. A publicação é um catálogo de pinturas e textos feitos desde 2012 nos quais a arte dialoga com uma consciência corporal negra e sexualmente diversa. O encontro ocorre a partir das 19h, na Biblioteca Exu do Absurdo, em São Sebastião, onde o acervo do artista estará exposto, com obras disponíveis para aquisição.

Também participam do evento escritores, músicos e poetas da cena negra, LGBTQIA+ e periférica do Distrito Federal. As apresentações musicais ficam por conta de Paulo Dagomé, Loba Makua e Senhora Teles. Pedro Ivo e Nanda Fer Pimenta fazem apresentações poéticas com venda e expõem livros para venda. Um bate-papo com Caldeira sobre o processo criativo de Vendaval será mediado pelo poeta e jornalista Devana Babu.

Os poetas Cristiane Sobral, Natália Maria Alves Machado (Kamali Bantu Caxekwyj), Paulo Dagomé e tatiana nascimento também são convidados, contribuindo com textos que iluminam aspectos da obra de Ricardo.

Finalizado ano passado, Vendaval é um catálogo de desenhos, pinturas e textos ensaísticos de Caldeira. Na obra, o artista aborda a potência da expressão emocional expressa na gestualidade pelos traços e pelas palavras, na sinergia entre entre artes visuais, literatura e dança. A obra está à venda no valor de R$ 50, mais R$ 10s de frete dos Correios e pode ser solicitado pelo WhatsApp ou pelo Instagram do artista. O número de contato é (61) 98303-1594.

O autor

Morador de São Sebastião, cidade onde atua, Ricardo Caldeira é estudante de Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília. Em 2018, quando começou a o processo de catalogação e organização do seu trabalho, foi convidado para participar da série documental Favela gay – periferias LGBTQI+. A série é dirigida pelo carioca Rodrigo Felha e está disponível na Globo Play.

Com um protagonista diferente em cada episódio, como a artista travesti paraense Leona Vingativa, Ricardo Caldeira fala de sua quebrada, seus afetos e movimentos culturais ao lado do fotógrafo e amigo Webert da Cruz.

Lançamento do livro Vendaval, do artista Ricardo Caldeira
Quarta-feira (22/12), às 19h, na Biblioteca Exu do Absurdo, Quadra 102, conjunto 24, lote 40, São Sebastião.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação