Livro

A vida dramática de Mercedes Sosa ganha biografia

Biografia explora, por meio de depoimentos e entrevistas, a trajetória de Mercedes Sosa, cantora argentina que marcou uma geração latino-americana

Irlam Rocha Lima
postado em 31/12/2021 00:01 / atualizado em 31/12/2021 10:45
Mercedes Sosa: viva intensa -  (crédito: sfsadfsfsdafsafsdafsaf)
Mercedes Sosa: viva intensa - (crédito: sfsadfsfsdafsafsdafsaf)

Uma das artistas de maior relevância da música latina, Mercedes Sosa tornou-se símbolo da luta pela igualdade e justiça e teve a voz ouvida com atenção e respeito em boa parte do mundo. Nascida em São Miguel de Tucumã, na Argentina, morreu em 4 de outubro de 2009, aos 74 anos, deixando um precioso legado musical, que é administrado por fundação que leva o nome dela, em Buenos Aires. A instituição inicialmente foi dirigida pelo filho Fabián Matus, morto em 2019. A trajetória de La Negra — codinome que foi dado à cantora — é contada em biografia escrita pela dinamarquesa Anette Christensen, publicada originalmente em inglês, com tradução em português feita por Mariana D'Angelo.

Intitulada Mercedes Sosa — A voz da esperança, a obra é fruto de mais de sete mil horas de pesquisa. Além de consulta biográfica, a autora teve acesso a gravações, participações da cantora em eventos, shows e entrevistas concedidas em quase uma década. Segundo a autora, amigos, colegas de ofício e fãs revelam histórias contadas ao público. Ilustrada com 44 fotos, a primeira parte retrata a vida e a carreira da cantora e mostra como foi a criação em uma família da classe operária, o ambiente político da Argentina durante a ditadura militar e as aflições pessoais que ela viveu, como as perdas do pai e do marido. Acusada de desobediência civil, chegou a ser presa e exilada.

Em uma das muitas entrevistas que concedeu, buscou não se vitimizar. “Eu sou uma mulher que canta, que tenta cantar o melhor possível as melhores músicas disponíveis. Foi-me atribuído este papel de contestadora, mas não é nada disso. Sou apenas uma artista pensante. Eu acredito em direitos humanos e o que eu quero é a paz verdadeira", disse. Na segunda parte, são destacados os impactos positivos e da música de Mercedes que como isso a ajudou a superar traumas emocionais e a fadiga crônica, por meio de princípios da neurobiologia interpessoal.

Ao Correio, a tradutora Mariana D'Angelo falou sobre o trabalho: “Traduzir esse livro foi um dos trabalhos mais interessantes e engrandecedores que já fiz! Mercedes Sosa — A voz da esperança acompanha a trajetória pessoal, profissional e política da artista e explora momentos marcantes como o período da ditadura militar na América Latina. As histórias inéditas contadas por amigos da cantora dão um tom pessoal à obra. Tanto os fãs quanto aqueles que ainda não a conhecem podem esperar um mergulho intenso na vida de La Negra”.

Mercedes Sosa — A voz da esperança
Biografia escrita em inglês por Anette Christensen, traduzida para o português de Mariana D'Angelo, com 125 páginas. Lançamento da Amazon. Preço: R$ 55.90.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação