Música

Macedo & Mariano gravam show sobre a história da viola caipira

A apresentação, que passeia pelas músicas caipiras de viola, será lançada on-line de forma gratuita no dia 29 de janeiro

Correio Braziliense
postado em 06/01/2022 13:48 / atualizado em 06/01/2022 18:22
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O espetáculo Macedo & Mariano — recorte histórico da música de viola caipira e amigos terá gravação no próximo sábado (8/1), na Casa do Cantador, em Ceilândia. O show é fechado para o público e o registro será lançado no dia 29 de janeiro, às 19h, no canal da dupla no YouTube. O repertório, composto por 20 canções, contempla os quase 100 anos desde o primeiro registro oficial de uma faixa do gênero no Brasil.

Em 1929, a canção Jorginho do sertão, composta por Cornélio Pires, tornou-se o primeiro registro musical de estilo caipira. Desde então, o gênero se consagrou como parte da identidade cultural do país. No novo projeto, Macedo & Mariano passeiam por clássicos marcantes de cada uma das décadas, além das composições autorais da dupla, que já tem quase 20 anos de carreira. A viola caipira, claro, é o instrumento de destaque nos solos e arranjos da apresentação. Entre as canções, os parceiros contam histórias sobre a evolução do gênero na cultura popular.

Macedo & Mariano iniciaram a parceria em 2004 e participaram de importantes eventos culturais do DF e do país. Em 2010, marcaram presença na terceira edição da coletânea Universo da Viola Caipira. Produziram o encontro anual Capital Viola, de 2009 a 2012, em Taguatinga. Lançaram, em 2015, o primeiro álbum, Conversando com a viola, com diferentes ritmos da música sertaneja de raiz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação