Luto no cinema

Morre Jean-Jacques Beineix, cineasta francês aos 75 anos

Beineix era conhecido por filmes como A lua na sarjeta e Betty Blue; Ele lutava há anos com uma doença, a família não revelou mais detalhes

Correio Braziliense
postado em 14/01/2022 14:48
Jean-Jacques Beineix nas gravações de Diva: paixão perigosa -  (crédito: D.R/Divulgação)
Jean-Jacques Beineix nas gravações de Diva: paixão perigosa - (crédito: D.R/Divulgação)

Morreu nesta sexta-feira (14/1) o diretor, produtor e roteirista francês Jean-Jacques Beineix. O cineasta tinha 75 anos, desses 36 dedicados à produção cinematográfica, lutava há anos contra uma longa doença. A família não revelou as complicações que motivaram a morte.

Beineix foi responsável pela direção de 14 produções durante a carreira, 12 para cinema, sendo cinco documentários. As obras de maior relevância são Betty Blue (1986), longa pelo qual concorreu ao Bafta; Diva: paixão perigosa (1981), vencedor do César de Melhor filme de estreia e também indicado ao Bafta; e A lua na sarjeta (1983), indicado à Palma de Ouro no festival de Cannes.

Durante toda a carreira, ele trabalhou com nomes reconhecidos do cinema francês como Gérard Depardieu, Nastassja Kinski, Béatrice Dalle e Jean-Hugues Anglade

Apesar de ser renomado na França, o diretor teve uma carreira relativamente curta. Ele estava efetivamente afastado dos cinemas desde os anos 2000. Voltou para duas direções no início de 2010, mas não dava as caras com novos projetos desde 2013.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação