Morreu nesta sexta-feira (14/1) o diretor, produtor e roteirista francês Jean-Jacques Beineix. O cineasta tinha 75 anos, desses 36 dedicados à produção cinematográfica, lutava há anos contra uma longa doença. A família não revelou as complicações que motivaram a morte.
Beineix foi responsável pela direção de 14 produções durante a carreira, 12 para cinema, sendo cinco documentários. As obras de maior relevância são Betty Blue (1986), longa pelo qual concorreu ao Bafta; Diva: paixão perigosa (1981), vencedor do César de Melhor filme de estreia e também indicado ao Bafta; e A lua na sarjeta (1983), indicado à Palma de Ouro no festival de Cannes.
Durante toda a carreira, ele trabalhou com nomes reconhecidos do cinema francês como Gérard Depardieu, Nastassja Kinski, Béatrice Dalle e Jean-Hugues Anglade
Apesar de ser renomado na França, o diretor teve uma carreira relativamente curta. Ele estava efetivamente afastado dos cinemas desde os anos 2000. Voltou para duas direções no início de 2010, mas não dava as caras com novos projetos desde 2013.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.