Videogame

Com compra de Activion Blizzard, Microsoft incrementa catálogo de jogos

Aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft dá a empresa a possibilidade de trazer grandes títulos com exclusividade ao Xbox

Pedro Almeida*
postado em 18/01/2022 17:33
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (18/1), a compra da distribuidora de jogos eletrônicos Activision Blizzard, dona de títulos como Call of duty e World of warcraft. A movimentação do mercado também mexeu muito com o mundo dos games, já que no assunto de jogos eletrônicos é uma das empresas mais forte há anos no mercado.

Desde que foi fundada, em 1979, a Activision acompanhou a expansão do mercado de jogos. Com início tímido na produção de cartuchos para o console Atari 2600, hoje é uma potência global, a segunda maior do ramo, e detém um catálogo robusto. Das guerras travadas em Call of duty ao sonho de ser rockstar em Guitar hero, passando pelo clássico RPG World of warcraft, os títulos são objeto de desejo dos gamers mundo afora. Parte das produções vêm da aquisição da concorrente Blizzard, em 2008.

Com a compra, jogos que mudaram o curso da história trocam de mãos e ganham muito mais força e uma vida extra sob o comando da Microsoft. O caso mais emblemático está em World of warcraft. O game é o RPG virtual mais popular do mundo e conta com milhões de jogadores que criam os próprios personagens para interagir on-line com o mundo todo. Lançada pela primeira vez em 2004, a produção ganha expansões até a atualidade, a última tendo sido lançada em 2019. A entrada da microsoft pode significar um maior investimento em melhorias tanto de aspectos técnicos quanto narrativos do produto.

A maior franquia da Activision também pode ganhar um futuro ainda mais brilhante. Call of duty , jogo de tiro disponível para console, computador e até celular, pode expandir ainda mais o universo que já passou por duas guerras mundiais, explorou o terrorismo e viajou até para o futuro, mas agora, com o investimento aumentado, pode tentar tomar para si a hegemonia de popularidade que teve no início dos anos 2010, principalmente nos consoles. 

A Microsoft tem também uma joia bruta nas mãos com a compra. Overwatch, o game on-line com história expandida no YouTube e um campeonato mundial transmitido no mundo inteiro, agora vai para o domínio da dona do Xbox. O jogo é um grande chamariz de público com lutas entre personagens surreais e, mesmo tendo sido lançado em 2016, ainda tem adeptos assíduos até os dias de hoje. Inclusive a continuação da franquia está prevista para os próximos anos e pode ser exclusiva do console da Microsoft, o que pode motivar um interesse grande do público do jogo, que já pede há anos uma nova história.

Outros jogos de muito sucesso podem ganhar uma sobrevida com a aquisição. É o caso da franquia Guitar Hero, muito bem sucedida nos anos 2000, e do fenômeno mobile Candy crush. Espera-se que, com o alto poder financeiro da Microsoft, esses títulos recebam um olhar mais carinhoso no futuro.

O novo capítulo de transição para debaixo das asas da Microsoft deve ser finalizado somente em 2023. Até lá, as empresas operam de forma independente. A companhia já afirmou que Bobby Kotick, atual CEO da Activision Blizzard, continuará no cargo mesmo após a compra. 

Escândalo

Em julho de 2021, funcionários da empresa entraram em greve por denúncias de assédio sexual e agressão sofridos por mulheres, além dos salários desiguais. Trabalhadores abriram processo na justiça contra a companhia. O ambiente era descrito como uma república masculina de universidades, onde os homens faziam piadas sexistas e comentavam abertamente sobre os corpos femininos. No processo, há a citação de uma mulher que teria cometido suicídio após os assédios.

A organização se retratou e demitiu mais de vinte funcionários, além de criar equipes internas para vigiar e denunciar os casos. Apesar das ações para reparar os danos, a imagem da Activision ficou abalada pelo evento, que pode ter contribuído para a venda à Microsoft.

Repercussão no mundo dos consoles

A Activision Blizzard foi adquirida por US$ 68,7 bilhões, cerca de R$ 379 bilhões de reais. A transação é a maior aquisição da história do mercado de jogos. Isso motivou um movimento intenso de comentários de fãs de videogames nas redes sociais, principalmente no que diz respeito a respeito a rivalidade entre os os principais consoles da atualidade. 

No panorama atual de videogames voltados para consoles, há uma batalha entre Playstation e Xbox, produtos da Sony e Microsoft, respectivamente. As duas forças se equiparam em qualidade técnica, o que leva a disputa comercial para busca de serviços diferenciados. Jogos exclusivos são o carro-chefe para atrair novos clientes. Com a Playstation em posse de jogos exclusivos premiados, como Uncharted, The last of us, God of war e Marvel's Spider-man, a compra da Activision por parte da Microsoft pode significar lançamentos dedicados ao Xbox para contra-atacar e ganhar uma maior fatia do mercado.

A internet reagiu à aquisição e levou termos como “Microsoft”, “Sony”, “Playstation” e “Xbox” aos assuntos mais comentados. Um dos pontos de foco foi a franquia Crash Bandicoot. Responsável alavancar o Playstation no fim dos anos 1990, a série de jogos do marsupial geneticamente modificado virou símbolo do console e o transformou em uma espécie de mascote. Agora, o personagem está em posse da principal rival da companhia. 

Relembre o jogo: 

 

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

 

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