No palco

Jô Soares retorna ao teatro em 2022 com peça 'À meia luz'

Dramaturgo volta ao teatro após um hiato causado pela pandemia. O espetáculo, que deve estrear ainda neste ano, fala sobre um homem que tenta fazer a esposa acreditar que está louca

Correio Braziliense
postado em 18/01/2022 16:50 / atualizado em 18/01/2022 16:50
Jô Soares retorna ao teatro após hiato ocasionado pela pandemia de covid-19 -  (crédito: Reprodução/Facebook )
Jô Soares retorna ao teatro após hiato ocasionado pela pandemia de covid-19 - (crédito: Reprodução/Facebook )

Jô Soares retorna ao universo teatral neste ano com a peça À meia luz, do dramaturgo inglês Patrick Hamilton (1904-1962). A obra conta a história de um homem que tenta fazer com que a mulher duvide da própria sanidade mental, a fim de mantê-la sob seu controle. Ele abaixa as luzes da casa onde vivem e nega qualquer alteração no entorno. A manobra do marido faz com que a jovem esposa acredite que está senil, duvidando de tudo que está a sua volta.

Em 1940, a obra de Hamilton — Gas light — ganhou uma releitura para o cinema, sob direção Thorold Dickinson (1903-1984). O filme acabou gerando o termo “gaslighting”, atualmente usado para denominar a ação de um agressor que faz com que sua vítima, geralmente uma mulher, passe a duvidar de si mesma, de suas condições mentais e de sua sanidade.

Com o novo espetáculo, o ator, dramaturgo e diretor encerra um hiato ocasionado pelo isolamento causado pela pandemia de covid-19. Antes de À meia luz, Jô havia dirigido e co-estrelado a peça A noite de 16 de janeiro, há quatro anos.

À meia luz chegará ao palco do Teatro Faap ainda este ano terá Erica Montanheiro e Giovani Tozzi integrando o elenco. Ricardo Severo assina a trilha original e a fotógrafa Priscila Prade, a produção geral.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação