NEGACIONISMO

Em nova declaração negacionista, Eric Clapton divulga fake news sobre vacinação

Desta vez, o guitarrista associou o recebimento do imunizante com uma "hipnose de formação de massa"

Cecília Sóter
postado em 24/01/2022 18:04 / atualizado em 24/01/2022 18:05
Eric Clapton em 2012 -
Eric Clapton em 2012 -

O guitarrista Eric Clapton, 76 anos, divulgou mais uma fake news sobre a vacina. Segundo ele, a pessoa que tomar a vacina contra a covid-19 será “vítima de hipnose de formação de massa”.

De acordo com o site britânico Daily Mail, em entrevista ao canal do Youtube The real Music Observer, o músico afirmou ainda que existem mensagens subliminares escondidas na publicidade que levam as pessoas a receber os imunizantes.

"Seja qual for o memorando, não chegou até mim. Então comecei a perceber que havia realmente um memorando, e um cara, Mattias Desmet [professor de psicologia clínica na Universidade de Ghent, na Bélgica], falou sobre isso. E é ótimo. A teoria da hipnose de formação de massa. E eu pude ver isso então. Assim que comecei a procurar, vi em todos os lugares", afirmou.

"Então me lembrei de ver pequenas coisas no Youtube que eram como publicidade subliminar. Já estava acontecendo há muito tempo: aquela coisa de 'você não terá nada e será feliz'. 'E eu pensei: 'O que isso significa? E, pouco a pouco, montei uma espécie de quebra-cabeça. E isso me deixou ainda mais resoluto", completou.

Clapton já havia falando anteriormente, sobre sua experiência com a vacina AstraZeneca, pela qual ele culpou a 'propaganda' por pressioná-lo a tomar o imunizante. "Eu tomei a primeira dose de AZ [AstraZeneca] e imediatamente tive reações severas que duraram dez dias."

Ele disse ainda que eventualmente se recuperou, mas que sofreu mais “reações desastrosas” seis semanas depois da segunda dose. "Minhas mãos e pés estavam congelados, dormentes ou queimando, e praticamente inúteis por duas semanas. Eu nunca deveria ter chegado perto da agulha. Mas a propaganda dizia que a vacina era segura para todos", completou.

O que dizem especialistas?

Diferente de Clapton, que é músico, o Correio já ouviu especialistas para comentar sobre possíveis reações adversas da vacina. Um deles foi Lucas Albanaz, clínico geral e coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Norte, que no dia 17 de janeiro, explicou que como qualquer vacina e qualquer medicamento, o imunizante da Pfizer pode provocar reações adversas em algumas pessoas, isso é uma reação natural do sistema imunológico.

“Não só a vacina da Pfizer como as outras estão suscetíveis a reações adversas, que em sua grande totalidade são leves, como dor de cabeça, náusea, dor no corpo”, explica. A própria bula da Pfizer aponta quais são as reações podem ocorrer. Essas reações são comuns em até 48 horas após a imunização. O mesmo vale para as crianças. Caso a reação não passe após esse período, Lucas Albanez recomenda que a pessoa procure o serviço médico. “Caso os sintomas perdurem é importante procurar o serviço hospitalar para avaliação. Às vezes a pessoa está achando que é uma reação da vacina, mas ela já estava com um vírus incubado e está manifestando uma infecção”, alerta.

A entrevista completa com Lucas Albanaz você pode conferir neste link.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação