Música

Embaixada de Israel traz projeto sobre músicos mortos no holocausto

Programas de rádio homenageiam, nesta quinta-feira (27/1), músicos judeus com canções compostas durante o holocausto

O músico Israelense Amit Weiner, em parceria com a embaixada de Israel, apresenta, nesta quinta-feira (27/1), a partir das 13h, o projeto Música em tempos de tragédia. O programa revive a obra dos compositores judeus que morreram durante a Segunda Guerra e vai ao ar pela Rádio Justiça, na frequência 104,7 FM.

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto será lembrado no programa A hora do maestro, da Rádio Justiça, com 50 minutos de músicas assinadas por compositores que estiveram encarcerados em campos de concentração. A apresentação é de Cláudio Cohen. O programa Harmonia, da Rádio MEC, também dedica edição especial à data, a partir das 20h, na frequência 87,1 FM.

Weiner investigou os arquivos do Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, para coletar as histórias e músicas. Por lá, descobriu compositores e músicos judeus que viveram em guetos e acampamentos. Em um gueto na Lituânia, a música era proibida, mas os prisioneiros contrabandearam um piano. Eles o desmontaram e passaram cada peça do instrumento separada para depois montarem novamente.

Nos programas, as músicas resgatadas serão intercaladas com mais histórias sobre a vida dos grandes artistas que viveram esse período, considerado por muitos uma das maiores tragédias da humanidade.