Reality

BBB22: Discurso de Tadeu Schmidt abre debate sobre ensino de Libras no país

O discurso em Libras do apresentador teve ampla repercussão nas redes; internautas compartilham satisfação em ver inclusão em TV aberta

Fernanda Tiemi Tubamoto*/Estado de Minas
postado em 02/02/2022 19:11 / atualizado em 02/02/2022 19:11
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Nessa terça-feira (01/02), ocorreu a segunda eliminação no Big Brother Brasil de 2022. Quem saiu foi Rodrigo, que já rendeu diversos debates sobre temas envolvendo raça e gênero dentro e fora da casa, mas o protagonismo da noite foi dado à Jessilane, ao apresentador Tadeu Schmidt e, claro, à Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Durante o discurso de eliminação, Tadeu pontuou sobre os sinais que os participantes poderiam ou não estar captando no jogo, e finalizou a fala com um trecho em Libras, deixando Jessi e o público apreensivo. Jessilane é professora e é a única participante que tem conhecimento da língua, que aprendeu para levar mais acessibilidade às salas de aula.

Libras e a Educação

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como uma das línguas oficiais do país em 2002 pela Lei de n° 10.436 e é regulada pelo Decreto n° 5.626/2005. Ela foi criada para promover a inclusão social de pessoas surdas e, ao invés do som, utiliza gestos como meio de comunicação, combinando movimentos das mãos e expressões faciais e corporais.

Apesar do teor oficial, o ensino de Libras e a formação escolar de pessoas surdas no Brasil, pauta que chegou a ser tema da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017, ainda são precários. No entanto, a língua, considerada um idioma, é fundamental para o desenvolvimento social e emocional não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que convivem com ele.

Por muito tempo, a falta de acessibilidade e o preconceito foram motivo para que muitas pessoas com deficiência (PcD) deixassem de frequentar determinados espaços, e a escola foi um deles. O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicou, em 2019, um censo mostrando que quase 30 mil crianças e adolescentes com deficiências deixaram as escolas públicas em 2018, e que a taxa de reprovação destes estudantes é de 13,8%, comparados aos 8,7% do grupo sem deficiência.

A educação inclusiva é um método para aumentar a presença de PcD no ambiente escolar e, para que ocorra a integração de pessoas surdas no Brasil, é importante que seja naturalizada, também, a Língua Brasileira de Sinais. Por este motivo, ela é disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores desde 2005, mas, ainda assim, o trajeto para a inclusão é bem longo.

A visão positiva sobre o discurso

Enquanto Tadeu falava por meio de Libras, Jessilane, ansiosa e quase aos prantos, traduziu: "Professora, não fique triste. Calma, calma!". A internet estremeceu com a ação do apresentador e trouxe à tona a discussão sobre a naturalização da surdez e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

O discurso de Tadeu Schmidt foi o primeiro, na história do BBB, a ter um trecho dito na Língua Brasileira de Sinais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação