Violência sexual

Me too Brasil divulga nota de apoio à atriz Thelma Fardin

Tribunal Federal de São Paulo encaminhou processo contra o ator argentino Juan Darthés para a Justiça estadual; atriz denunciou estupro sofrido durante uma turnê, em 2009

Correio Braziliense
postado em 11/02/2022 10:14 / atualizado em 11/02/2022 10:15
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O movimento Me too Brasil divulgou nota de apoio à atriz Thelma Fardin após a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª região, em São Paulo, de encaminhar o processo contra o ator argentino Juan Darthés para a Justiça de São Paulo. Darthés é acusado de ter estuprado a atriz durante uma turnê na Nicarágua, em 2009, quando ela tinha 16 anos e ele, 45. 

Segundo a organização, a anulação do processo pelo TRF não absolve Darthés ou encerra o processo, "mas, baseada em conflito de competência levantado pela defesa, acarretará no reinício do processo e terá impacto negativo para a vítima”. O movimento reforça, ainda, que espera que a Justiça do estado acolha integralmente a instrução probatória e os atos processuais que correram em esfera federal.

O Ministério Público Federal denunciou Darthés pelo crime de estupro, em abril de 2021, afirmando que "o Brasil possui jurisdição para o processamento e julgamento dos fatos descritos na denúncia, imputados a brasileiro nato e consumados na Nicarágua". No entanto, na segunda-feira (7/2), a 5ª Turma do TRF-3 atendeu a defesa do ator, considerando que o julgamento é, na verdade, de competência estadual.

"Um processo que é suspenso, não por irregularidades, mas porque um tribunal disse que não há jurisdição. Um monte de tecnicismos insuportáveis, injustos. Injusto que uma vítima tenha que saber de tantos tecnicismos. Mas a mensagem, hoje, é a impunidade", disse Thelma, em vídeo publicado em sua conta oficial do Instagram.

Thelma Fardin revelou o estupro em 2018. A atriz foi motivada a falar quando Calu Rivero, outra atriz argentina, acusou Juan Darthés de abuso sexual. Após a denúncia, o ator, que tem cidadania brasileira também, decidiu morar no país, razão de estar sendo julgado em São Paulo. Na época, diversas atrizes brasileiras, como Alinne Moraes, Bruna Linzmeyer e Nathalia Dill assinaram um manifesto contra a chegada do argentino.

"Nós, irmãs brasileiras, repudiamos a chegada ao Brasil de Juan Darthés, ator argentino recentemente denunciado por estupro pela atriz Thelma Fardin. Ela era menor de idade na época da violação e sua denúncia se une a de outras mulheres, apontando atos de assédio e abuso sexual cometidos por Juan”, dizia a nota, que foi divulgada nas redes da campanha Mexeu com uma, mexeu com todas, nascida das acusações de abuso sexual contra José Mayer.

O #MeToo (eu também, em tradução livre) é um movimento mundial que começou nos Estados Unidos contra o assédio e o abuso em Hollywood, após diversas denúncias contra o então poderoso produtor Harvey Weinstein.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação