LEITURA

Livro que homenageia JK, Pelé e Brasília será lançado em MG

Livro de Silvestre Gorgulho resgata a história do presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília, e da passagem da família do craque pela cidade do Sul de MG

Estado de Minas
postado em 26/02/2022 20:51 / atualizado em 26/02/2022 20:52
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O livro De casaca e chuteiras - A era dos grandes dribles na política, cultura e história, do jornalista Silvestre Gorgulho, vai receber um lançamento especial em São Lourenço, no Sul de Minas. No livro, Silvestre Gorgulho resgata a história do presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília, e da passagem da família do atleta do século por São Lourenço, em um passeio pelo período de 1956 a 1977.

O lançamento será no dia 6 de março, às 10h, no restaurante Casa Branca, no Parque das Águas, com convite reforçado para o evento do prefeito Walter José Lessa.

Para quem já se debruçou sobre a leitura, os elogios são muitos. "Fiquei muito impressionado. Não só a sua ideia foi brilhante, como o trabalho de pesquisa foi profundo. Aprendi muito. Obra importante e digna de elogios", destacou Antonio Anastasia, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Quem também aprovou foi a arquiteta Maria Estela Kubitschek Lopes: "Achei o máximo. Sou fã de carteirinha dos três personagens do livro: JK, Pelé e Brasília. Silvestre Gorgulho é bom de pesquisa de de contar histórias sobre Brasília. Bom de registrar fatos e fotos de um Brasil grande que nos encheu a todos de orgulho".

E o jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva assim analisou o livro: "Narra os passos de Pelé de também revive uma linha temporal que permeia todo o texto, iniciada em 1956. Nesse ano, três grandes fatos marcaram a história do País: a posse de JK, como presidente da república, em 31 de janeiro; a assinatura do projeto de lei que transferia a capital do Rio de Janeiro ao Planalto Central, em 18 de abril, e a estreia profissional de Pelé, no Santos, em uma partida contra o Corinthians de Santo André,em 7 de setembro. Estreia com 15 anos e com gol".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação