De graça

Mostra europeia, de graça, em plataforma do Sesc, alerta para desafios

A mostra 'Futuros presentes: cinemas europeus' trará, a partir da próxima quinta (3/3), filmes sobre conscientização de problemas e desafios modernos

Ricardo Daehn
postado em 27/02/2022 13:22
'Do mar selvagem': longa belga mostra os efeitos devastadores da ação do homem na devastação de oceanos -  (crédito: Robin Petré/ Divulgação)
'Do mar selvagem': longa belga mostra os efeitos devastadores da ação do homem na devastação de oceanos - (crédito: Robin Petré/ Divulgação)

Um pacote de 14 filmes estará disponível, de graça, no site www.sescsp.org.br/futurospresentes. Entre os dias 3 a 30 de março, o CineSesc exibe os longas e curtas integrados na Mostra Futuros presentes: cinemas europeus. A iniciativa tem parceria com a Eunic (European Union National Institutes for Culture), que congrega institutos culturais europeus de países como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Reino Unido e Suíça.

Pelo Brasil, será mostrado Carro rei, de Renata Pinheiro, uma ficção científica estrelada por Matheus Nachtergaele e que mostra um rapaz que tem a capacidade de se comunicar com carros. O filme nacional ficará disponível por apenas 24 horas. Outra ficção incluída na mostra é belga: Terra vermelha, de Farid Bentoumi, traz o enredo de uma enfermeira de empresa que esconde perigos dos funcionários entregues à manipulação de produtos tóxicos. O filme terá estreia em 10 de março.

Entre os títulos que abrem a mostra Futuros Presentes estão os documentários Do mar selvagem (da Dinamarca), em torno da poluição causada pelos humanos em oceanos, e Turno, fita belga que mostra desafios de um entregador de aplicativo atuante na modificação de relações trabalhistas, além sete curtas documentais com produção no Reino Unido. Todos os filmes têm produção bastante recente.

Em tempos bélicos, Guerra e paz, integrado à mostra, é um documentário italiano que sonda a relação entre cinema e conflitos mundiais, desde 1911. Com período de exibição diferenciado (entre 17 e 23 de março), o filme suíço Sob a pele revela problemas e alegrias que despontam com a transição (de gênero) de três jovens. Reforçando que os filmes terão acesso livre pelo público.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação