Música

Chico César e Laila Garin são voz e som do espetáculo 'A hora da estrela'

Está disponível nas plataformas de streaming, o álbum com a trilha sonora do espetáculo 'A hora da estrela' ou 'O canto de Macabéa', de Clarice Lispector, nas vozes de Chico César e Laila Garin

Irlam Rocha Lima
postado em 23/03/2022 06:00
 (crédito: Daniel Barboza/Divulgação)
(crédito: Daniel Barboza/Divulgação)

A trilha sonora do musical de A hora da estrela ou O canto de Macabéa, de Clarice Lispector, que esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, de 24 de junho a 4 de julho de 2021, está disponível nas plataformas digitais. O espetáculo, inspirado em obra clássica de Clarice Lispector, narra a saga de uma migrante nordestina em existência medíocre no Rio de Janeiro.

Gravado por Chico César e Laila Garin (protagonista do espetáculo), o álbum foi produzido pela Sarau Cultura Brasileira, tem produção musical e arranjos de Marcelo Caldi. Em duo Chico e Laila interpretam 13 das das 16 músicas — todas de autoria do compositor paraibano —, entre elas Estou aqui, O grande encontro, Embaixo e em cima, Pouca conversa, A pimenta mais ardida e Vermelho esperança (lançada anteriormente em single).

Em Saudade da zona, Laila faz duo com a atriz Cláudia Ventura; e, com o ator Cláudio, Demoníaca a vida doía. Na única faixa solo, ela canta Um quarto só para mim. Nos acompanhamentos está o trio formado por Fábio Luna (flauta, bateria, pandeiro e congas), Pedro Aune (baixo) e Pedro Franco (guitarra). Há ainda a participação do arranjador Marcelo Caldi, tocando piano e sanfona.

Chico César diz que criar a trilha sonora para A hora da estrela foi um desafio e tanto. "Clarice Lispector adorava música, como se depreende de sua dedicatória nesse livro a Schumann, Beethoven, Bach, Strauss e Debussy, Prokofief, Schonnberg e ao penambucano Marlos Nobre". Ele acrescenta:"Busquei a música na própria angulosidade dos assuntos, seus fraseados e seus cortes secos. Nos silêncios embaraçosos e no atrito das almas rurais, provincianas. A inspiração veio da generosa busca da atriz aqui na peça pela humanidade invisibilizada da moça nordestina".

Para Laila,foi um presente interpretar o Canto de Macabéa, por meio da música de Chico César, que dá conta de nos fazer sentir no corpo e na alma o que os versos de Clarice abrem no pensamento", ressalta. "Assim como a atriz da peça se funde com Macabéa, acho que Chico se fundiu com Clarice. Marcelo Caldi com os músicos e arranjos revelam melodias e harmonias escondidas entre versos, que traduzem o mais silencioso em nós".

Chico César e Laila Garin — O Canto de Macabéa

ou A Hora da Estrela

Álbum com a trilha sonora do espetáculo, com 16 faixas.

Disponível nas plataformas digitais.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Laila Garim e Chico Cesar: canções do musical A hora da estrela ou o canto de Macabéa .
    Laila Garim e Chico Cesar: canções do musical A hora da estrela ou o canto de Macabéa . Foto: Daniel Barboza/Divulgacao
  • Laila Garin e Chico Cesar: cançoes do musical A hora da estrela ou o canto de Macabéa
    Laila Garin e Chico Cesar: cançoes do musical A hora da estrela ou o canto de Macabéa Foto: Daniel Barboza/Divulgacao
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação