televisão

History exibe documentário 'Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil'

O filme fala sobre fazenda em SP onde crianças negras foram exploradas e vítimas de experimentos eugênicos

Correio Braziliense
postado em 23/03/2022 18:08 / atualizado em 23/03/2022 18:11
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Os canais History2 e History vão exibir na sexta (25/3) e no domingo (27/3), às 18h30 e 21h50, respectivamente, o documentário Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, que fala sobre a fazenda em São Paulo onde crianças negras foram exploradas e vítimas de experimentos eugênicos.

Em 18 de março, o Governo do Estado do São Paulo publicou no Diário Oficial o tombamento da Fazenda Cruzeiro do Sul, como Patrimônio Histórico e Cultural. Segundo a resolução do tombamento, o local é um exemplar do pensamento autoritário e higienista da sociedade brasileira dos anos 1930 e 1940, com ideais segregacionistas e preconceituosos. A propriedade, onde foram encontrados tijolos e outros objetos marcados com suásticas nazistas, é tema do documentário Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil.

Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2017, o documentário acompanha a pesquisa do historiador Sidney Aguilar, a partir da descoberta dos símbolos nazistas. A investigação revela uma descoberta assustadora: durante aos anos 1930, 50 meninos negros e afrodescendentes foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para essa fazenda. No local, foram vítimas de experimentos eugênicos.

Dirigido por Belisário Franca, o documentário explora como uma nação mestiça absorveu o eugenismo, ao ponto de negar seu passado multirracial, buscando alcançar um padrão estético europeu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação